Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O TEXTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA PROFICIENTE NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: LITERATURA E ENSINO, EXPERIÊNCIA LEITORA, LEITURA PROFICIENTE DO ALUNO-LEITOR Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37944
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 438
    "inscrito_id" => 5805
    "titulo" => "O TEXTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA PROFICIENTE NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O presente trabalho é fruto de uma pesquisa sobre o ensino de Literatura em sala de aula, realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Júlio Sarmento, com alunos do 3° ano, da cidade de Sousa-PB. Os questionamentos que motivaram a dada pesquisa foram: Pode a sequência didática evidenciada por Cosson (2006) ajudar no incentivo à proficiência de leitura no Ensino Médio? É possível aplicar estratégias lúdicas no ensino da Literatura e, ao mesmo tempo, desenvolver o senso crítico do aluno? De que modo utilizar os textos literários como instigadores de leitura literária em sala de aula? A partir de tais indagações este artigo tem como objetivo mostrar uma experiência de leitura realizada na referida escola, intentando contribuir com a formação de alunos leitores do texto literário. Constitui, ainda, nosso corpo de análise junto aos discentes a obra “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos ampliando as discussões sobre a seca e os comportamentos sociais e linguísticos inerentes a região nordestina.  Para respaldar nossas discussões, apoiamo-nos nas concepções de leitura abordadas por Bunzen (2006), Cosson (2006), Cereja (2005), Coelho (1976), PCNS do Ensino Médio (1997-1998), entre outros. Na intenção de se obter respostas significativas, este estudo foi pautado em observações das aulas de Literatura, das investigações em relação às competências e habilidades leitoras e da experiência com o texto literário em sala de aula a partir da sequência didática proposta por Rildo Cosson (2006). Pode-se afirmar que a experiência com o romance “Vidas Secas” vivenciada, na escola Mestre Júlio Sarmento, atingiu os objetivos a que nos propusemos alcançar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LITERATURA E ENSINO, EXPERIÊNCIA LEITORA, LEITURA PROFICIENTE DO ALUNO-LEITOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID5805_17082017083422.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA LUANA ROLIM ABRANTES"
    "autor_nome_curto" => "LUANA ABRANTES"
    "autor_email" => "luana_abrantes@hotmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37944
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 438
    "inscrito_id" => 5805
    "titulo" => "O TEXTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA PROFICIENTE NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O presente trabalho é fruto de uma pesquisa sobre o ensino de Literatura em sala de aula, realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Júlio Sarmento, com alunos do 3° ano, da cidade de Sousa-PB. Os questionamentos que motivaram a dada pesquisa foram: Pode a sequência didática evidenciada por Cosson (2006) ajudar no incentivo à proficiência de leitura no Ensino Médio? É possível aplicar estratégias lúdicas no ensino da Literatura e, ao mesmo tempo, desenvolver o senso crítico do aluno? De que modo utilizar os textos literários como instigadores de leitura literária em sala de aula? A partir de tais indagações este artigo tem como objetivo mostrar uma experiência de leitura realizada na referida escola, intentando contribuir com a formação de alunos leitores do texto literário. Constitui, ainda, nosso corpo de análise junto aos discentes a obra “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos ampliando as discussões sobre a seca e os comportamentos sociais e linguísticos inerentes a região nordestina.  Para respaldar nossas discussões, apoiamo-nos nas concepções de leitura abordadas por Bunzen (2006), Cosson (2006), Cereja (2005), Coelho (1976), PCNS do Ensino Médio (1997-1998), entre outros. Na intenção de se obter respostas significativas, este estudo foi pautado em observações das aulas de Literatura, das investigações em relação às competências e habilidades leitoras e da experiência com o texto literário em sala de aula a partir da sequência didática proposta por Rildo Cosson (2006). Pode-se afirmar que a experiência com o romance “Vidas Secas” vivenciada, na escola Mestre Júlio Sarmento, atingiu os objetivos a que nos propusemos alcançar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LITERATURA E ENSINO, EXPERIÊNCIA LEITORA, LEITURA PROFICIENTE DO ALUNO-LEITOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID5805_17082017083422.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA LUANA ROLIM ABRANTES"
    "autor_nome_curto" => "LUANA ABRANTES"
    "autor_email" => "luana_abrantes@hotmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa sobre o ensino de Literatura em sala de aula, realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Júlio Sarmento, com alunos do 3° ano, da cidade de Sousa-PB. Os questionamentos que motivaram a dada pesquisa foram: Pode a sequência didática evidenciada por Cosson (2006) ajudar no incentivo à proficiência de leitura no Ensino Médio? É possível aplicar estratégias lúdicas no ensino da Literatura e, ao mesmo tempo, desenvolver o senso crítico do aluno? De que modo utilizar os textos literários como instigadores de leitura literária em sala de aula? A partir de tais indagações este artigo tem como objetivo mostrar uma experiência de leitura realizada na referida escola, intentando contribuir com a formação de alunos leitores do texto literário. Constitui, ainda, nosso corpo de análise junto aos discentes a obra “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos ampliando as discussões sobre a seca e os comportamentos sociais e linguísticos inerentes a região nordestina. Para respaldar nossas discussões, apoiamo-nos nas concepções de leitura abordadas por Bunzen (2006), Cosson (2006), Cereja (2005), Coelho (1976), PCNS do Ensino Médio (1997-1998), entre outros. Na intenção de se obter respostas significativas, este estudo foi pautado em observações das aulas de Literatura, das investigações em relação às competências e habilidades leitoras e da experiência com o texto literário em sala de aula a partir da sequência didática proposta por Rildo Cosson (2006). Pode-se afirmar que a experiência com o romance “Vidas Secas” vivenciada, na escola Mestre Júlio Sarmento, atingiu os objetivos a que nos propusemos alcançar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.