Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS CINCOS SENTIDOS COMO ESTRATÉGIA E INICIATIVA PARA A APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: ENSINO DE BOTÂNICA, SENTIDOS, ATIVIDADE PRÁTICA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38072
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1466
    "inscrito_id" => 1590
    "titulo" => "OS CINCOS SENTIDOS COMO ESTRATÉGIA E INICIATIVA PARA A APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => """
      A botânica é uma área das ciências biológicas que apresenta grandes dificuldades em seu processo de ensino e aprendizado, tanto para alunos como para professores. Um dos possíveis fatores que agravam esse quadro é a falta de relação com as plantas e dificuldade por parte dos professores em transpor o conhecimento de uma forma que contextualize com o cotidiano do aluno. Visando essas problemáticas é essencial a elaboração de estratégias metodológicas para que amenize esses entraves no ensino de botânica. Diante disso, o presente trabalho objetivou analisar a aplicação de recursos e estratégias metodológicas para o ensino e aprendizagem de botânica durante a regência do estágio Supervisionado em Ciências II em uma escola da rede pública. A atividade “laboratório das sensações” foi realizada com alunos do 7ª ano do Ensino Fundamental. Ela foi pensada como estratégia que permitisse ao aluno entrar em contato com o conteúdo do Reino Plantae de uma maneira diferente através da identificação de objetos botânicos pelos cincos sentidos, emoção, e descobertas próprias, tornando o conteúdo passível de ser assimilado significativamente. Os dados foram obtidos por meio da atividade aplicada na sala e um questionário após a intervenção. Os resultados evidenciaram que a atividade “Laboratório das sensações” proporcionou um aprendizado significativo, que levou os alunos a refletirem sobre a importância das plantas para a vida no planeta e os levou a uma experiência sensorial com objetos botânicos na qual se buscou explorar dos cincos sentidos para reconhecer os vegetais. Para os alunos a experiência foi inédita, pois estimulou suas emoções e promoveu a construção de conhecimento e significados sobre o mundo das plantas.\r\n
      Através dessa metodologia foi despertado nos alunos o interesse pelo tema, havendo assim interação e satisfação em ter participado da atividade. Diante disso, ficou notório a eficácia da atividade como estratégia e iniciativa para o ensino e aprendizagem de botânica. Espera- se que essa proposta motive e inspire os docentes a pensarem na importância do uso de alternativas metodológicas para um ensino de qualidade.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BOTÂNICA, SENTIDOS, ATIVIDADE PRÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID1590_10092017192612.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAINARA  DA SILVA ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "TAINARA ALMEIDA"
    "autor_email" => "tai.silvaesilva@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38072
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1466
    "inscrito_id" => 1590
    "titulo" => "OS CINCOS SENTIDOS COMO ESTRATÉGIA E INICIATIVA PARA A APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => """
      A botânica é uma área das ciências biológicas que apresenta grandes dificuldades em seu processo de ensino e aprendizado, tanto para alunos como para professores. Um dos possíveis fatores que agravam esse quadro é a falta de relação com as plantas e dificuldade por parte dos professores em transpor o conhecimento de uma forma que contextualize com o cotidiano do aluno. Visando essas problemáticas é essencial a elaboração de estratégias metodológicas para que amenize esses entraves no ensino de botânica. Diante disso, o presente trabalho objetivou analisar a aplicação de recursos e estratégias metodológicas para o ensino e aprendizagem de botânica durante a regência do estágio Supervisionado em Ciências II em uma escola da rede pública. A atividade “laboratório das sensações” foi realizada com alunos do 7ª ano do Ensino Fundamental. Ela foi pensada como estratégia que permitisse ao aluno entrar em contato com o conteúdo do Reino Plantae de uma maneira diferente através da identificação de objetos botânicos pelos cincos sentidos, emoção, e descobertas próprias, tornando o conteúdo passível de ser assimilado significativamente. Os dados foram obtidos por meio da atividade aplicada na sala e um questionário após a intervenção. Os resultados evidenciaram que a atividade “Laboratório das sensações” proporcionou um aprendizado significativo, que levou os alunos a refletirem sobre a importância das plantas para a vida no planeta e os levou a uma experiência sensorial com objetos botânicos na qual se buscou explorar dos cincos sentidos para reconhecer os vegetais. Para os alunos a experiência foi inédita, pois estimulou suas emoções e promoveu a construção de conhecimento e significados sobre o mundo das plantas.\r\n
      Através dessa metodologia foi despertado nos alunos o interesse pelo tema, havendo assim interação e satisfação em ter participado da atividade. Diante disso, ficou notório a eficácia da atividade como estratégia e iniciativa para o ensino e aprendizagem de botânica. Espera- se que essa proposta motive e inspire os docentes a pensarem na importância do uso de alternativas metodológicas para um ensino de qualidade.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BOTÂNICA, SENTIDOS, ATIVIDADE PRÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID1590_10092017192612.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAINARA  DA SILVA ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "TAINARA ALMEIDA"
    "autor_email" => "tai.silvaesilva@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A botânica é uma área das ciências biológicas que apresenta grandes dificuldades em seu processo de ensino e aprendizado, tanto para alunos como para professores. Um dos possíveis fatores que agravam esse quadro é a falta de relação com as plantas e dificuldade por parte dos professores em transpor o conhecimento de uma forma que contextualize com o cotidiano do aluno. Visando essas problemáticas é essencial a elaboração de estratégias metodológicas para que amenize esses entraves no ensino de botânica. Diante disso, o presente trabalho objetivou analisar a aplicação de recursos e estratégias metodológicas para o ensino e aprendizagem de botânica durante a regência do estágio Supervisionado em Ciências II em uma escola da rede pública. A atividade “laboratório das sensações” foi realizada com alunos do 7ª ano do Ensino Fundamental. Ela foi pensada como estratégia que permitisse ao aluno entrar em contato com o conteúdo do Reino Plantae de uma maneira diferente através da identificação de objetos botânicos pelos cincos sentidos, emoção, e descobertas próprias, tornando o conteúdo passível de ser assimilado significativamente. Os dados foram obtidos por meio da atividade aplicada na sala e um questionário após a intervenção. Os resultados evidenciaram que a atividade “Laboratório das sensações” proporcionou um aprendizado significativo, que levou os alunos a refletirem sobre a importância das plantas para a vida no planeta e os levou a uma experiência sensorial com objetos botânicos na qual se buscou explorar dos cincos sentidos para reconhecer os vegetais. Para os alunos a experiência foi inédita, pois estimulou suas emoções e promoveu a construção de conhecimento e significados sobre o mundo das plantas. Através dessa metodologia foi despertado nos alunos o interesse pelo tema, havendo assim interação e satisfação em ter participado da atividade. Diante disso, ficou notório a eficácia da atividade como estratégia e iniciativa para o ensino e aprendizagem de botânica. Espera- se que essa proposta motive e inspire os docentes a pensarem na importância do uso de alternativas metodológicas para um ensino de qualidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.