O presente trabalho consiste em uma pesquisa em andamento que tem como objetivo analisar o perfil do aluno de língua estrangeira no Campus Santa Cruz e suas dificuldades na aprendizagem das línguas estrangeiras – inglês e espanhol. Considerando a realidade que nem sempre corrobora o aprendizado eficaz da língua estrangeira, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre alguns das principais dificuldades enfrentadas por alunos de línguas estrangeiras. Como metodologia, empreendemos uma pesquisa de campo com a aplicação de um questionário aos alunos dos cursos integrados, subsequentes e Eja do Campus Santa Cruz. Com os dados, conseguimos identificar que 86%(oitenta e seis por cento) dos alunos já tiveram a oportunidade de estudar uma língua estrangeira antes de ingressarem no IFRN, esse contato ocorreu principalmente em 37% (trinta e sete por cento) dos caos na Escola pública, 21%(vinte e um por cento) na escola particular; 57% (cinquenta e sete por cento) dos alunos afirmaram que sabem falar uma língua estrangeira; sobre as motivações em aprender um idioma 21% (vinte e um por cento) tem interesse por viagens, 20% (vinte por cento) em conversação, 15% (quinze por cento) pelo ENEM; 50% (cinquenta por cento) dos respondentes afirmaram que não fazem uso atualmente de nenhum aplicativo para aprender algum idioma. A respeito das dificuldades 42% (quarenta e dois por cento) possui dificuldades na compreensão auditiva, 21% (vinte e um por cento) com a produção escrita, 17%( dezessete por cento) com a produção oral; dentre as atividades preferidas 23% (vinte e três por cento) prefere atividades com jogos, seguida com 21% (vinte e um por cento) de atividades com músicas, como 19% (dezenove por cento) filmes, 17% (dezessete por cento) atividades de conversação. Após a análise de todos os dados elaboraremos um documento a ser apresentado a gestão do campus e aos professores de língua estrangeira para que possamos construir juntos estratégias que possam a vir solucionar as dificuldades apresentadas pelos alunos.