Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA USANDO O SOFTWARE GEOGEBRA PARA ENSINA GEOMETRIA PLANA

Palavra-chaves: ENSINO DE MATEMÁTICA, SOFTWARE GEOGEBRA, ENSINO DE GEOMETRIA PLANA Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38774
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4454
    "inscrito_id" => 3338
    "titulo" => "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA USANDO O SOFTWARE GEOGEBRA PARA ENSINA GEOMETRIA PLANA"
    "resumo" => "Por causa da dificuldade que os alunos sentem para aprender os conceitos matemáticos, sabemos que não existe uma metodologia que será a salvação para o ensino de matemática, ou seja, não existe uma metodologia que será unânime para o ensino de matemática. Neste trabalho, mostramos formas em que o professor pode inserir um recurso tecnológico como ferramenta facilitadora no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos, a saber, o software de geometria dinâmica GeoGebra. Esta ferramenta sem dúvida pode facilitar a assimilação dos conceitos matemáticos. Com o GeoGebra podemos possibilitar experiências e simulações de atividades, que com o uso de caderno e lápis, seria possivelmente impossível. Além disso, os alunos atualmente são “antenados” em todo tipo de tecnologia, então o professor pode fazer uso deste meio para fazer com que seus alunos se interessem mais pela matemática. Diante disso, ministramos um minicurso no qual mostramos como podemos abordar conceitos da geometria plana usando o software GeoGebra, este minicurso teve como público graduandos em matemática do Campus Avançado de Patu – CAP da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Iniciamos o minicurso, mostrando os comandos básicos do GeoGebra, quando os participantes assimilaram esses conceitos. Feito isso, apresentamos uma lista de atividades para serem resolvidas usando o software GeoGebra, quando todos terminaram de resolver nós debatemos as resoluções, dando ênfase aos conceitos matemáticos por trás de cada solução. De modo que os participantes percebessem que o GeoGebra apenas ilustrava o problema. O objetivo maior desses minicursos foi o de apresentar propostas de atividades para os graduandos, que em breve serão professores do ensino básico com o intuito de tornar suas aulas de matemática mais dinâmica e atrativa, para todos os envolvidos, no processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, SOFTWARE GEOGEBRA, ENSINO DE GEOMETRIA PLANA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID3338_16102017215524.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCINARIO OLIVEIRA DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "FRANCINARIO"
    "autor_email" => "francinariooliveira@uern."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38774
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4454
    "inscrito_id" => 3338
    "titulo" => "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA USANDO O SOFTWARE GEOGEBRA PARA ENSINA GEOMETRIA PLANA"
    "resumo" => "Por causa da dificuldade que os alunos sentem para aprender os conceitos matemáticos, sabemos que não existe uma metodologia que será a salvação para o ensino de matemática, ou seja, não existe uma metodologia que será unânime para o ensino de matemática. Neste trabalho, mostramos formas em que o professor pode inserir um recurso tecnológico como ferramenta facilitadora no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos, a saber, o software de geometria dinâmica GeoGebra. Esta ferramenta sem dúvida pode facilitar a assimilação dos conceitos matemáticos. Com o GeoGebra podemos possibilitar experiências e simulações de atividades, que com o uso de caderno e lápis, seria possivelmente impossível. Além disso, os alunos atualmente são “antenados” em todo tipo de tecnologia, então o professor pode fazer uso deste meio para fazer com que seus alunos se interessem mais pela matemática. Diante disso, ministramos um minicurso no qual mostramos como podemos abordar conceitos da geometria plana usando o software GeoGebra, este minicurso teve como público graduandos em matemática do Campus Avançado de Patu – CAP da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Iniciamos o minicurso, mostrando os comandos básicos do GeoGebra, quando os participantes assimilaram esses conceitos. Feito isso, apresentamos uma lista de atividades para serem resolvidas usando o software GeoGebra, quando todos terminaram de resolver nós debatemos as resoluções, dando ênfase aos conceitos matemáticos por trás de cada solução. De modo que os participantes percebessem que o GeoGebra apenas ilustrava o problema. O objetivo maior desses minicursos foi o de apresentar propostas de atividades para os graduandos, que em breve serão professores do ensino básico com o intuito de tornar suas aulas de matemática mais dinâmica e atrativa, para todos os envolvidos, no processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, SOFTWARE GEOGEBRA, ENSINO DE GEOMETRIA PLANA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID3338_16102017215524.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCINARIO OLIVEIRA DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "FRANCINARIO"
    "autor_email" => "francinariooliveira@uern."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Por causa da dificuldade que os alunos sentem para aprender os conceitos matemáticos, sabemos que não existe uma metodologia que será a salvação para o ensino de matemática, ou seja, não existe uma metodologia que será unânime para o ensino de matemática. Neste trabalho, mostramos formas em que o professor pode inserir um recurso tecnológico como ferramenta facilitadora no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos, a saber, o software de geometria dinâmica GeoGebra. Esta ferramenta sem dúvida pode facilitar a assimilação dos conceitos matemáticos. Com o GeoGebra podemos possibilitar experiências e simulações de atividades, que com o uso de caderno e lápis, seria possivelmente impossível. Além disso, os alunos atualmente são “antenados” em todo tipo de tecnologia, então o professor pode fazer uso deste meio para fazer com que seus alunos se interessem mais pela matemática. Diante disso, ministramos um minicurso no qual mostramos como podemos abordar conceitos da geometria plana usando o software GeoGebra, este minicurso teve como público graduandos em matemática do Campus Avançado de Patu – CAP da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Iniciamos o minicurso, mostrando os comandos básicos do GeoGebra, quando os participantes assimilaram esses conceitos. Feito isso, apresentamos uma lista de atividades para serem resolvidas usando o software GeoGebra, quando todos terminaram de resolver nós debatemos as resoluções, dando ênfase aos conceitos matemáticos por trás de cada solução. De modo que os participantes percebessem que o GeoGebra apenas ilustrava o problema. O objetivo maior desses minicursos foi o de apresentar propostas de atividades para os graduandos, que em breve serão professores do ensino básico com o intuito de tornar suas aulas de matemática mais dinâmica e atrativa, para todos os envolvidos, no processo de ensino e aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.