O presente resumo apresenta a trajetória histórica da pós-graduação stricto sensu brasileira no período que se inicia na década de 30 até os dias atuais. A pesquisa utilizou métodos bibliográficos e documentais como principais técnicas, tendo como principais referências a legislação brasileira em vigor e documentos institucionais normativos e históricos; seus resultados integram o trabalho de conclusão de curso em desenvolvimento no Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação da Universidade do Estado da Bahia. A trajetória descrita neste trabalho é contada dos pontos de vista político, acadêmico e legislativo, numa perspectiva ascendente da história, regulamentação e organização, conduzindo o leitor a uma análise dos progressos alcançados e das necessidades emergentes e urgentes que ainda pairam sobre esta modalidade de ensino no Brasil. Evidenciamos, principalmente, os momentos fundadores e decisivos da pós-graduação brasileira que nos possibilitou identificar como o modelo da pós-graduação brasileira foi articulado em seus momentos iniciais de fundação e reconhecimento, sua evolução e regulamentação e como passou a perceber a necessidade da formação profissional para além da formação de professores universitários.