MOMENTOS FUNDADORES DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU BRASILEIRA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37472 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 32 "inscrito_id" => 1645 "titulo" => "MOMENTOS FUNDADORES DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU BRASILEIRA" "resumo" => "O presente resumo apresenta a trajetória histórica da pós-graduação stricto sensu brasileira no período que se inicia na década de 30 até os dias atuais. A pesquisa utilizou métodos bibliográficos e documentais como principais técnicas, tendo como principais referências a legislação brasileira em vigor e documentos institucionais normativos e históricos; seus resultados integram o trabalho de conclusão de curso em desenvolvimento no Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação da Universidade do Estado da Bahia. A trajetória descrita neste trabalho é contada dos pontos de vista político, acadêmico e legislativo, numa perspectiva ascendente da história, regulamentação e organização, conduzindo o leitor a uma análise dos progressos alcançados e das necessidades emergentes e urgentes que ainda pairam sobre esta modalidade de ensino no Brasil. Evidenciamos, principalmente, os momentos fundadores e decisivos da pós-graduação brasileira que nos possibilitou identificar como o modelo da pós-graduação brasileira foi articulado em seus momentos iniciais de fundação e reconhecimento, sua evolução e regulamentação e como passou a perceber a necessidade da formação profissional para além da formação de professores universitários." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU, BRASIL, FORMAÇÃO, CAPES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA3_ID1645_19042017151740.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLEN LIMA GOMES" "autor_nome_curto" => "KELLEN LIMA" "autor_email" => "klsilva@uneb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37472 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 32 "inscrito_id" => 1645 "titulo" => "MOMENTOS FUNDADORES DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU BRASILEIRA" "resumo" => "O presente resumo apresenta a trajetória histórica da pós-graduação stricto sensu brasileira no período que se inicia na década de 30 até os dias atuais. A pesquisa utilizou métodos bibliográficos e documentais como principais técnicas, tendo como principais referências a legislação brasileira em vigor e documentos institucionais normativos e históricos; seus resultados integram o trabalho de conclusão de curso em desenvolvimento no Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação da Universidade do Estado da Bahia. A trajetória descrita neste trabalho é contada dos pontos de vista político, acadêmico e legislativo, numa perspectiva ascendente da história, regulamentação e organização, conduzindo o leitor a uma análise dos progressos alcançados e das necessidades emergentes e urgentes que ainda pairam sobre esta modalidade de ensino no Brasil. Evidenciamos, principalmente, os momentos fundadores e decisivos da pós-graduação brasileira que nos possibilitou identificar como o modelo da pós-graduação brasileira foi articulado em seus momentos iniciais de fundação e reconhecimento, sua evolução e regulamentação e como passou a perceber a necessidade da formação profissional para além da formação de professores universitários." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU, BRASIL, FORMAÇÃO, CAPES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA3_ID1645_19042017151740.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLEN LIMA GOMES" "autor_nome_curto" => "KELLEN LIMA" "autor_email" => "klsilva@uneb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }