Ensinar alguns conteúdos na Biologia pode algumas vezes ser difícil para o professor. Alguns exemplos são ensinar sobre a origem do universo, sobre a origem e evolução da vida, tempo geológico e Paleontologia interagindo com as ideias de Darwin. Estes conteúdos são complexos, pois apresentam um razoável grau de dificuldade, exigem alguma capacidade de abstração e sempre levantam polêmicas de cunho religioso nas turmas do Ensino Médio. Tais polêmicas, muitas vezes engessam e dificultam o aprendizado dos alunos. Porém, apesar destes conteúdos serem complexos, eles despertam o interesse dos alunos, pois levam a indagações filosóficas como: “De onde viemos?” “Para onde vamos?”Sendo assim, foi elaborado um método através de um projeto intitulado “Uma viagem na História da vida com Arte e Biologia” para ensinar estes conteúdos interagindo Biologia e Arte. A estratégia foi fazer com que os alunos representassem através de pinturas e esculturas com gesso e argila a origem do universo, do planeta Terra e da vida seguindo a sequência do tempo geológico e da evolução dos organismos. Posteriormente, todo o material produzido e outros materiais coletados e obtidos através de empréstimos em universidades (minerais, rochas, fósseis dentre outros) foram apresentados em uma grande exposição na escola que foi visitada por mais de 400 alunos e membros da comunidade escolar. Obteve-se como resultado o aprendizado dos alunos referente aos conteúdos propostos de maneira lúdica, prazerosa e interdisciplinar. A professora também aprendeu muito com as pesquisas que fez, com o treinamento artístico que teve que fazer e com a interação com os seus alunos. Além disso, atingiu o objetivo das habilidades e competências propostas pelo currículo mínimo e a maior parte alunos apresentou a exposição do material de forma didática e concisa.