No presente trabalho, mostramos a avaliação na Educação Infantil, os processos e conceitos de avaliação na escola de crianças pequenas por meio de uma pesquisa exploratória. Para tanto discutimos as concepções de educação infantil, avaliação, avaliação na educação infantil, as práticas avaliativas mais utilizadas pelos professores no contexto histórico da educação infantil. Como também as concepções de avaliação de cada autor e suas contribuições para a atividade pedagógica. Para esse estudo contribuíram: Colasanto (2011), Oliveira (2002), Godoi (2004), Hoffmann (1991, 2004), Luckesi (1994, 2006). No encaminhamento metodológico utilizamos uma abordagem de caráter descritivo investigando as contribuições de Colasanto (2011) “O relatório de avaliação na Educação Infantil”, Godoi (2004) “Avaliação na Educação Infantil: um encontro com a realidade”; Hoffmann (1998) “Avaliação mito e desafio: uma perspectiva construtivista” e (2004) “Avaliação na pré-escola: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança” sobre a avaliação na Educação Infantil. Essa investigação configura-se como um estudo bibliográfico das concepções sobre avaliação na pré-escola, instrumentos avaliativos e os objetivos de cada um no contexto de crianças pequenas, fundamentos e os tipos de avaliação mais utilizada, o que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Referencial Curricular Nacional apontam para a avaliação na Educação Infantil. Os resultados encontrados mostram o direcionamento de cada teórico na construção de um conceito de avaliação na Educação Infantil que priorize a observação e o registro, que não tenha a intenção de reter ou promover alunos para o Ensino Fundamental e que supere o caráter compensatório que durante muitos anos perdurou na Educação Infantil.