Nos ultimos dez anos, a partir da experiência com disciplinas em cursos de licenciatura plena em matemática e outros cursos de formação de professores, tem-se evidenciado as inquietações dos estudantes acerca do que abordar em seus trabalhos de conclusão de curso. Nesse sentido este artigo tem como objetivo apresentar uma experiência nas dsiciplinas de Estágio Supervisionado III da Faculdade de Ciências Humanas e Socias de Igarassu –FACIG no Curso de Licenciatura Plena em Matemática, direcionada para contribuir na minimização dessas inquietações dos estudantes. A sistemática foi, leituras dos relatórios elaborados pelos estudantes a partir de observações, participações e docências no cotidiano de escolas de ensino fundamental anos finais, ensino médio e educação de jovens e adultos ensino fundamental e médio, onde foram levantadas problemáticas como apontamentos a serem considerados para possível investigação científica e elaboração, na realidade da faculdade, da monografia dos estudantes.Ao longo dessa proposta na disciplina estágio superivisionado vimos como foi fácil a identificação, pelo próprio estudante, de problemáticas apontadas, por ele próprio, em seu relatório, indicação de estudos para o próprio corpo docente de professores do curso e extensão das discussões das problemáticas com estudantes do curso de pós-graduação da mesma instituição na Especialização no Ensino da Matemática. Algumas problemáticas já foram traduzidas em pesquisas e monografias por estudantes e professores como também constituimos um registros de problemáticas ainda a serem consideradas para serem feitas as pesquisas por nosso grupo de professores do Curso de Matemática e até mesmo por estudantes e professores do Curso de Pedagogia numa forma até de integrar ainda mais estudantes e docentes dos dois cursos dentro da Instituição