O trabalho apresentado é o relato de experiência vivenciada em uma escola de Educação Infantil do Interior Paulista, com crianças com a faixa etária entre 4 e 5 anos de idade, com a roda de leitura como prática que oportuniza a participação de forma dialógica, aspecto importante para a formação integral do sujeito ativo, participativo e crítico no seu contexto de vida.
O interesse pelo desenvolvimento desta prática se deu em decorrência da atuação da autora na Educação Infantil e após reflexões realizadas a partir das aulas e textos da disciplina “Educação Básica: um desafio conceitual, político e pedagógico”, do Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica.
A Educação Infantil é uma etapa de ensino prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança até os 5 anos (BRASIL, 1996). Os Referenciais Curriculares para a Educação Infantil também destacam a importância da formação pessoal e social da criança (BRASIL, 1998).
O trabalho teve por objetivo desenvolver a participação das crianças na sala de aula, como espaço de diálogo e ressignificação do mundo, em uma classe de Educação Infantil de uma Rede Municipal de Ensino do interior paulista. O relato de experiência destaca a importância da linguagem para a constituição do sujeito crítico e criativo, dentro das concepções dos autores Bakhtin e Vygotsky. O procedimento metodológico utilizado foi o da roda de conversa. Os resultados da proposta de trabalho foram positivos, pois agregaram aos alunos novos comportamentos, a escuta, o respeito ao outro, a expressão das ideias de maneira crítica e criativa, a relação entre os gêneros trabalhados e suas vivências, tanto no ambiente escolar como no familiar, além de oportunizar um espaço para questionamentos e argumentações, ampliando assim a visão de mundo.