O presente trabalho tem como principio expor as análises obtidas acerca da prática
docente realizada através do Estágio Supervisionado IV, na turma de Educação Infantil – Maternal I
da Creche Municipal Galdina Barbosa Silveira, na cidade de Campina Grande – PB. O Estágio
Supervisionado IV vem fortalecer a relação entre a teoria e a prática existente na Educação Infantil
e tem por objetivo relatar as atividades vivenciadas e desenvolvidas durante o estágio, além analisar
as práticas discutidas e trabalhadas sobre a Educação Infantil pelos profissionais.Sabendo da
importância da literatura infantil para o desenvolvimento das crianças, principalmente para o
alunado da Educação Infantil, elaboramos um Projeto de Intervenção para ser desenvolvido durante
os dias de estágio. O estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil é uma oportunidade
oferecida ao educador com possibilidades de compreender o desenvolvimento da aprendizagem da
criança, aprimorando a qualidade do trabalho educativo. Neste sentido, posso afirmar que a
intervenção foi realizada buscando considerar os critérios estabelecidos, e respeitar as
singularidades de cada criança, desenvolvendo assim, um trabalho com as crianças de forma
planejada, pois só assim será possível alcançar o crescimento e desenvolvimento da aprendizagem e
socialização. As atividades desenvolvidas na Creche Galdina Barbosa Silveira possibilitaram a
construção de conhecimentos importantes para a pratica docente a partir da aproximação entre
teorias e prática. Além disso, os dias de estágios permitiram uma reflexão sobre o papel do
professor na sociedade, visto que, mais do que ensinar uma “tarefinha”, este profissional é
responsável por formar cidadãos críticos, capazes de agir sobre o meio em que vivem.