JARUZO, Pablo Henrique Rodrigues. Um estudo sobre a usabilidade do sistema saber. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/38734>. Acesso em: 22/11/2024 11:00
Em 2015, o governo do estado da Paraíba desenvolveu um sistema online de gerenciamento educacional denominado Sistema Saber, direcionado para o controle das escolas da rede estadual de ensino. Nesse sistema, os gestores realizam matrículas, coordenam as atividades docentes, organizam os equipamentos e espaço físico das escolas, entre outras diversas funções. Assim, realizou-se este estudo com o Sistema Saber, a fim de verificar sua usabilidade tendo em vista o público alvo do sistema. Para isso, foi utilizado um modelo de check list proposto por Sales, que foi analisado e adaptado para atender as necessidades desta investigação. Nessa pesquisa, foram verificados diversos critérios ergonômicos (divididos em três níveis de prioridade) em relação à usabilidade desse sistema, tais quais: compatibilidade, legibilidade, controle do usuário, entre outros. Com os dados obtidos, foram observados quantos dos critérios foram atendidos, ponderando de acordo com o nível de prioridade de cada tópico.