Resumo: Sabe-se que educação de jovens e adultos tem passado por mudanças e muitos desafios no decorrer da história brasileira, sabemos que ler e escrever não se detém em um determinado período de idade, mas acontece a qualquer momento da vida. O artigo traz os resultados obtidos durante uma pesquisa teórica e de campo sobre: Como se dá o ensino de alfabetização na educação de jovens e adultos e os desafios que os professores encontram neste processo. Entretanto para o primeiro momento realizamos o estudo de caso em uma turma de primeiro ciclo na escola no município de Recife-PE. Os principais autores que embasou nossa pesquisa foram: FREIRE, Paulo, e SCHWARTZ, Suzana. Foi muito importante investigar os desafios enfrentados pela professora no processo de alfabetização de jovens e adultos, pois ainda são poucos os estudos nessa área e temática. A coleta de dados ocorreu através de observação, questionário semiestruturado e análise bibliográfica. Os resultados mostraram que a professora pesquisada prezar o diálogo e as vivências dos estudantes, sua missão é propor ao aluno a construção do conhecimento de forma significativa e prazerosa. E apesar das dificuldades encontradas pelos professores e estudantes, existe uma vontade em comum de ambos os lados, a vontade de “aprender” obter conhecimento. Portanto ressaltamos a importância de politicas públicas que valorizem o profissional dessa modalidade e que tragar consigo uma formação inovadora.
Palavras-chave: Alfabetização, Desafios, EJA.