Este artigo tem como objetivo geral compreender a aprendizagem mediada pela Educomunicação para a formação da consciência crítica no Ensino Médio. Especificamente, busca refletir sobre o campo educomunicativo, reconhecer as dizetrizes e finalidades deste nível de ensino na Educação Básica e investigar como as tecnologias e veículos de comunicação podem colaborar para a aprendizagem e formação do aluno no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória de caráter bibliográfico, com vistas à reflexão sobre as possibilidades de aprendizagem mediada pela pedagogia midiatizada para a construção do cidadão crítico. A aprendizagem é um processo que acontece durante toda a vida do indivíduo e de forma contínua. A cada fase do desenvolvimento cognitivo e social, as pessoas vão construindo e absorvendo informações, conteúdos e experiências significativas que corroboram com o aprender de forma expressiva No Ensino Médio, momento em que jovens estão sendo formados para adentrarem em uma nova fase da educação, seja a técnica ou de nível superior, o mercado e a sociedade esperam contar com cidadãos conscientes do seu papel no mundo, para colaborarem produtivamente e de forma eficaz com este processo social. Neste sentido a Educomuniação é considerada uma ramo que pode vir a favorecer a formação integral destes estudantes, ao oferecer conteúdos nas mais variadas plataformas, com vistas à análise da realidade que os cerca, o que proporciona eles utilizarem os fatos do cotidiano para a melhor interpretação do que é visto teoricamente nas salas de aula, agora de maneira mais pragmática, e consequentemente motivando o processo pedagógico.