Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A APRENDIZAGEM MEDIADA PELA EDUCOMUNICAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, EDUCOMUNICAÇÃO, FORMAÇÃO CRÍTICA, ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35017
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1406
    "inscrito_id" => 6157
    "titulo" => "A APRENDIZAGEM MEDIADA PELA EDUCOMUNICAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo geral compreender a aprendizagem mediada pela Educomunicação para a formação da consciência crítica no Ensino Médio. Especificamente, busca refletir sobre o campo educomunicativo, reconhecer as dizetrizes e finalidades deste nível de ensino na Educação Básica e investigar como as tecnologias e veículos de comunicação podem colaborar para a aprendizagem e formação do aluno no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória de caráter bibliográfico, com vistas à reflexão sobre as possibilidades de aprendizagem mediada pela pedagogia midiatizada para a construção do cidadão crítico. A aprendizagem é um processo que acontece durante toda a vida do indivíduo e de forma contínua. A cada fase do desenvolvimento cognitivo e social, as pessoas vão construindo e absorvendo informações, conteúdos e experiências significativas que corroboram com o aprender de forma expressiva No Ensino Médio, momento em que jovens estão sendo formados para adentrarem em uma nova fase da educação, seja a técnica ou de nível superior, o mercado e a sociedade esperam contar com cidadãos conscientes do seu papel no mundo, para colaborarem produtivamente e de forma eficaz com este processo social. Neste sentido a Educomuniação é considerada uma ramo que pode vir a favorecer a formação integral destes estudantes, ao oferecer conteúdos nas mais variadas plataformas, com vistas à análise da realidade que os cerca, o que proporciona eles utilizarem os fatos do cotidiano para a melhor interpretação do que é visto teoricamente nas salas de aula, agora de maneira mais pragmática, e consequentemente motivando o processo pedagógico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, EDUCOMUNICAÇÃO, FORMAÇÃO CRÍTICA, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID6157_10092017171552.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIANE CARLA MEDEIROS DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "JOSIANE CARLA"
    "autor_email" => "josianecarla_fip@hotmail."
    "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS (FIP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35017
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1406
    "inscrito_id" => 6157
    "titulo" => "A APRENDIZAGEM MEDIADA PELA EDUCOMUNICAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo geral compreender a aprendizagem mediada pela Educomunicação para a formação da consciência crítica no Ensino Médio. Especificamente, busca refletir sobre o campo educomunicativo, reconhecer as dizetrizes e finalidades deste nível de ensino na Educação Básica e investigar como as tecnologias e veículos de comunicação podem colaborar para a aprendizagem e formação do aluno no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória de caráter bibliográfico, com vistas à reflexão sobre as possibilidades de aprendizagem mediada pela pedagogia midiatizada para a construção do cidadão crítico. A aprendizagem é um processo que acontece durante toda a vida do indivíduo e de forma contínua. A cada fase do desenvolvimento cognitivo e social, as pessoas vão construindo e absorvendo informações, conteúdos e experiências significativas que corroboram com o aprender de forma expressiva No Ensino Médio, momento em que jovens estão sendo formados para adentrarem em uma nova fase da educação, seja a técnica ou de nível superior, o mercado e a sociedade esperam contar com cidadãos conscientes do seu papel no mundo, para colaborarem produtivamente e de forma eficaz com este processo social. Neste sentido a Educomuniação é considerada uma ramo que pode vir a favorecer a formação integral destes estudantes, ao oferecer conteúdos nas mais variadas plataformas, com vistas à análise da realidade que os cerca, o que proporciona eles utilizarem os fatos do cotidiano para a melhor interpretação do que é visto teoricamente nas salas de aula, agora de maneira mais pragmática, e consequentemente motivando o processo pedagógico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, EDUCOMUNICAÇÃO, FORMAÇÃO CRÍTICA, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID6157_10092017171552.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIANE CARLA MEDEIROS DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "JOSIANE CARLA"
    "autor_email" => "josianecarla_fip@hotmail."
    "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS (FIP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral compreender a aprendizagem mediada pela Educomunicação para a formação da consciência crítica no Ensino Médio. Especificamente, busca refletir sobre o campo educomunicativo, reconhecer as dizetrizes e finalidades deste nível de ensino na Educação Básica e investigar como as tecnologias e veículos de comunicação podem colaborar para a aprendizagem e formação do aluno no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória de caráter bibliográfico, com vistas à reflexão sobre as possibilidades de aprendizagem mediada pela pedagogia midiatizada para a construção do cidadão crítico. A aprendizagem é um processo que acontece durante toda a vida do indivíduo e de forma contínua. A cada fase do desenvolvimento cognitivo e social, as pessoas vão construindo e absorvendo informações, conteúdos e experiências significativas que corroboram com o aprender de forma expressiva No Ensino Médio, momento em que jovens estão sendo formados para adentrarem em uma nova fase da educação, seja a técnica ou de nível superior, o mercado e a sociedade esperam contar com cidadãos conscientes do seu papel no mundo, para colaborarem produtivamente e de forma eficaz com este processo social. Neste sentido a Educomuniação é considerada uma ramo que pode vir a favorecer a formação integral destes estudantes, ao oferecer conteúdos nas mais variadas plataformas, com vistas à análise da realidade que os cerca, o que proporciona eles utilizarem os fatos do cotidiano para a melhor interpretação do que é visto teoricamente nas salas de aula, agora de maneira mais pragmática, e consequentemente motivando o processo pedagógico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.