Podemos dizer que Metodologias Ativas são formas de aprendizagem em que o aluno torna-se autoaprendiz, assumindo o protagonismo, Mitri et al. (2008) explicam que as metodologias ativas utilizam a problematização como estratégia de ensino/aprendizagem, com o objetivo de alcançar e motivar o discente, pois diante do problema, ele se detém, examina, reflete, relaciona a sua história e passa a ressignificar suas descobertas. O objetivo desta investigação científica é analisar de que forma as Metodologias Ativas estão inseridas na prática de ensino de professores do Ensino Médio, de uma escola pública estadual, do Rio Grande do Norte. Quanto à metodologia investigativa, temos uma pesquisa de tipo exploratório/descritiva, de cunho quantitativo, na qual se utilizou como procedimento investigativo um levantamento, tendo este como técnica de coleta um questionário de tipo escalar (escala likert) com perguntas fechadas, aos alunos do 3º Ano do Ensino Médio. Podemos apreender através do instrumento da pesquisa que o objetivo a ser alcançado obteve um resultado satisfatório, pois foi verificado o uso das metodologias ativas pelos docentes, embora ainda precário e incipiente, na escola pública visitada. Coadunando a isso, os alunos reconhecem que os professores apresentam formas de ensinar que estimulam a autonomia e o pensamento crítico, que caracteriza o uso de Metodologias Ativas. Cabe ressaltar que inovar no ensino atual, em uma constatação histórica deficiente na área de educação, não é uma das tarefas mais fáceis. Para isso, os professores são as peças principais na quebra de elos tradicionais passados, sendo estimulados e acreditando que são capazes de enfrentar situações - por vezes complexas - e desafiantes com o intuito de criar e empreender novos cenários educacionais ofertando ferramentas melhores para o nosso principal público alvo: o aluno.