Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRABALHO E QUESTÃO SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)

Palavra-chaves: QUESTÃO SOCIAL, TRABALHO, POLÍTICAS PÚBLICAS, UERN Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
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      indireta ou direta. Percebendo a conjuntura no cenário político e econômico da Universidade, bem como, a\r\n
      precarização (estrutural e financeira) e o sucateamento que se tem vivenciado atualmente, em ameaças\r\n
      constantes de privatização, justifica-se a necessidade de observar o certame. Vimos, portanto, a possibilidade\r\n
      de abranger mais detalhadamente o conteúdo, colocando em pauta as necessidades da classe proletária tanto\r\n
      no âmbito do trabalho como fora do seu local de emprego. Dessa forma, compreenderemos com mais clareza\r\n
      sobre as expressões da Questão Social no universo da precarização do trabalho a partir da análise dos dados\r\n
      levantados na pesquisa. Foi possível observar por meio dos nossos estudos e análise de dados\r\n
      coletados na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – campus central Mossoró/RN que os\r\n
      trabalhadores que possuem uma menor escolaridade são os que exercem os serviços de segunda\r\n
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      forte de precarização nos serviços de educação gratuita, tanto para os educadores como para os\r\n
      demais que compõem a classe trabalhadora da Universidade Estadual. Toda essa lógica do sistema\r\n
      capitalista está permeada por interesses lucrativos, onde a falta de estrutura e os diversos problemas\r\n
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O artigo em tela tem como objetivo apresentar uma análise acerca das questões sobre trabalho e questão social no âmbito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), por meio de pesquisa de campo e aplicação de entrevistas junto aos trabalhadores que prestam serviço à instituição, de forma indireta ou direta. Percebendo a conjuntura no cenário político e econômico da Universidade, bem como, a precarização (estrutural e financeira) e o sucateamento que se tem vivenciado atualmente, em ameaças constantes de privatização, justifica-se a necessidade de observar o certame. Vimos, portanto, a possibilidade de abranger mais detalhadamente o conteúdo, colocando em pauta as necessidades da classe proletária tanto no âmbito do trabalho como fora do seu local de emprego. Dessa forma, compreenderemos com mais clareza sobre as expressões da Questão Social no universo da precarização do trabalho a partir da análise dos dados levantados na pesquisa. Foi possível observar por meio dos nossos estudos e análise de dados coletados na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – campus central Mossoró/RN que os trabalhadores que possuem uma menor escolaridade são os que exercem os serviços de segunda ordem, podendo-se destacar negros e pardos. Além de ser perceptível o processo cada vez mais forte de precarização nos serviços de educação gratuita, tanto para os educadores como para os demais que compõem a classe trabalhadora da Universidade Estadual. Toda essa lógica do sistema capitalista está permeada por interesses lucrativos, onde a falta de estrutura e os diversos problemas pautados expressam o descaso do governo do Rio Grande do Norte com a ampliação e melhoria desse modelo de educação.

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