Nas ultimas décadas a possibilidade de utilização de diversas tecnologias tem influenciado todas as instâncias da sociedade, em especial o ambiente escolar e as políticas públicas educacionais. No que diz respeito aos documentos parametrizadores da educação básica, algumas inovações quanto ao uso das tecnologias no ambiente escolar já eram perceptíveis entre o final da década de 1990 e início do século XXI. A concepção de que os textos não eram produzidos e lidos de maneira linear, mais que deveria considerar as diferentes semioses que os compõem, estão presentes tanto nos PCN’s quanto na OCEM. Nessa perspectiva, os novos letramentos adentraram a sala de aula, possibilitando maior interação entre as práticas escolares e extraescolares. Seguindo essa linha, este trabalho tem por objetivos: Analisar as orientações contidas nos PCN’s e na OECM para o trabalho com textos multimodais, por meio dos letramentos visual e digital. O aporte teórico utilizado para embasar as análises contemplam os estudos sobre letramentos e novas configurações para ler e escrever (BARTON & LEE, 2015; KLEIMAN, 2005; SOARES, 1998); hipertexto e hipermídia (RIBEIRO, 2016; SANTAELA, 2008; PISCITELLI, 2002; FELDMAN, 1995). Quanto aos aspectos metodológicos, este trabalho está inserido dentro dos estudos da linguagem, especificamente na área da Linguística Aplicada, sob a perspectiva documental (SEVERINO, 2007). O corpus é composto por dois documentos oficiais, os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Após a análise, podemos perceber que, as orientações para o trabalho com textos multimodais estão presentes em ambos os documentos, sendo de forma mais explícita, ao nosso olhar, na OCEM. O trabalho com textos multimodais é orientado em uma perspectiva de continuidade e aprofundamento dos conhecimentos, uma vez que, considera que os alunos tenham contato inicial nas primeiras séries da educação básica e ampliem suas habilidades nas sérias finais da educação básica.