O presente artigo tem como objetivo, mostrar aos alunos a importância da água e fazer uma análise de possíveis descasos com a questão da mesma. Trabalhar com esse tema significa, mostra a importância de preserva a água, trata-se sobre tudo de propor uma reflexão sobre as práticas diárias dos alunos. Com este trabalho surgiu à oportunidade de questioná-los, de que forma está sendo veiculada a importância da água na turma do ensino médio da educação prisional na Escola Ministro José Américo de Almeida. Essa pesquisa tem um caráter qualitativo, pois determina uma análise dos fatos e procura investigar como os alunos entendem a sobre a importância da água. Buscamos trabalhar com base em alguns referenciais teóricos, desta forma o trabalho partiu do conceito da conservação e conscientização da água de Fernanda Barros (2003), Samuel Branco (2010), Sergio Correa (2011), Marcos Didonet (2013). Como procedimento metodológico foi utilizado coleta de amostragem justificante, sendo esta a aplicação de questionários. Esse instrumento permitiu uma análise de como os alunos veem a importância da água e como está sendo discutida no ambiente do sistema prisional de ensino. Captar esse entendimento mediante o conhecimento que os alunos têm no seu dia a dia é importante, pois por meio destas, poder-se-á introduzir métodos de reeducação ambiental aprimorando os conhecimentos dos mesmos, corrigindo deficiências injetadas para com a utilização consciente e eficiente dos alunos. O artigo “PERCEPÇÕES DOS ALUNOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CONSERVAÇÃO DA ÁGUA A PARTIR DO COTIDIANO ESCOLAR”. Possui relevância no sentido de propor reflexão sobre práticas diárias dos alunos em relação à água.