Este trabalho é parte de um projeto desenvolvido pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns. Motivados pelas dificuldades dos estudantes do 6° ano A do ensino fundamental da Escola José Ferreira Sobrinho, localizada em no distrito de São Pedro, no município de Garanhuns-PE, no que diz respeito ao estudo das frações, utilizamos atividades lúdicas como meio facilitador de aprendizagem. A atividade desenvolvida com os alunos aconteceu em duas etapas, ambas caracterizadas pela aplicação de um jogo lúdico, resultado de adaptações de jogos já conhecidos. Os jogos com eles trabalhados foram o “dominó equivalente” tratando das frações equivalentes, e o “bingo com frações”, abordando as operações com frações. Como resultados, notamos a relevância de inserir atividades lúdicas nas aulas de matemática para o trabalho com os mais diversos conteúdos, por outro lado, é importante ressaltar a relevância de um profissional qualificado no ponto de saber planejar e organizar cada etapa da aula a fim de alcançar objetivos previamente estabelecidos, buscando uma aprendizagem por parte dos alunos. Além disto, a metodologia utilizada desencadeou nos estudantes o interesse por compreender o conteúdo a fim de alcançar a vitória no jogo, o que foi um ponto positivo. Logo, foi notório o quanto é válido o trabalho com materiais manipuláveis no ensino matemático, e o quanto a aula se torna proveitosa tanto por parte dos discentes, quando aos docentes, e de fato os alunos conseguiram absorver o conteúdo que inicialmente foi proposto.