Resumo: “Máquina para Ícaro” constitui o espetáculo teatral da Companhia Cênica Ventura, da cidade de Parnamirim (RN), objeto de estudo deste trabalho e compõe o Projeto “Encontro com o Artista”, em sua edição de nº 4, realizado no espaço escolar do Instituto Federal Campus Macau, em meados de setembro de 2015. Como objetivo central, idealizou-se o acesso ao espetáculo de teatro como forma de estimular a aprendizagem da linguagem teatral para alunos dos Cursos Técnico Integrados que tinham a Disciplina Arte/Teatro. Dessa forma, constituiu-se como teorias do processo de ensino aprendizagem em Arte: Araújo (2012), Brasil (2000), Freire (1987), Desgranges (2010) e Pavis (1999). Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem participante, porque diz respeito a interlocução entre o pesquisador e os agentes pesquisados, na transformação social do próprio contexto cultural. Dessa feita, foram aplicados questionários e rodas de conversa com intuito de promover a mediação entre os artistas do espetáculo teatral e a plateia formada por alunos do 2º ano. Nesta edição do Encontro com o Artista, são colocadas duas questões importantes: o diálogo do espetáculo teatral com outras áreas de conhecimento do Ensino Médio (Diálogos epistemológicos) e os processos de mediação por meio de debate crítico e entrevista com os artistas, após a cena teatral. Como resultados e desdobramentos, observamos a aprendizagem dos elementos teatrais do espetáculo cênico, como: dramaturgia, interpretação, cenário, figurino, iluminação, maquiagem e sonoplastia, colaborando apara a construção de um sujeito espectador e leitor de peças teatrais no universo do IFRN Campus Macau. Reitera-se assim, a importância de ações educativas e culturais que estimulem a descoberta de novos olhares sobre a composição da peça teatral e sua necessidade no âmbito do Ensino da Arte nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.