O presente trabalho tem como finalidade propor uma alternativa metodológica e lúdica no ensino de ciências e biologia, com a temática Agnatos, utilizando como plano de fundo a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Esta pesquisa é de caráter quantitativo, uma vez que se observou a interação dos alunos diante do conteúdo e da abordagem didática utilizada. Com a modernização e os avanços da sociedade, a educação vem sendo reformulada trazendo novas práticas pedagógicas, com o objetivo de atender as demandas da educação contemporânea. Pensar em ensino de ciências e práticas metodológicas no contexto atual, é se pensar também na relação entre homem, natureza e sustentabilidade. Como geradora de ideologias, culturas, e como modificadora da sociedade, a educação passa a ser vista nesse contexto, como a ferramenta mais adequada e eficiente para instituir os conceitos de sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Dentre os assuntos trabalhados em sala de aula, o conteúdo de Agnatha, por vezes, não se torna tão explorado devido à baixa predominância desses animais e sua complexidade, fatores esses que não reduzem sua importância. Os Agnatos ou Ciclóstomos são peixes sem mandíbulas que possuem a boca em formato circular. Possuem poucos representantes, entre eles as lampreias, animais habitantes de ambiente marinho e dulcícola, e as feiticeiras, estes encontrados somente em ambientes marinhos. Dentro desse contexto, o uso de jogos didáticos visa tornar o aprendizado eficiente e significativo às realidades sociais e temporais, além de proporcionar mais possibilidades de aprendizado ao discente. Acredita-se que é possível se obter um ensino-aprendizagem de qualidade, com baixo custo, apresentando a importância da preservação ambiental, e visando estimular os alunos a participarem ativamente, assim como compreenderem com mais facilidade o conteúdo, tendo melhores noções das estruturas corporais dos Agnatos e suas funções, sendo assim uma alternativa aliada do professor em sua prática pedagógica.