Dosagem é conjunto de procedimentos adotados para a determinação composição do concreto (traço).
O presente trabalho apresenta um método de dosagem segundo Mehta e Aitcin. Ele está de acordo com o regulamento do 4º concurso do COCAR de 2017. Um concurso promovido pelo Instituto Brasileiro de Concreto – IBRACON que possui o objetivo de testar a habilidade dos competidores na preparação de concretos resistentes, translúcidos e coloridos.
A proposta é moldar um corpo de prova cúbico, usando concreto colorido, que apresente a capacidade de atingir altas resistências no ensaio de compressão e de transmitir luz, previstos neste regulamento.
As dosagens foram feitas para atender a uma resistência de dosagem de 75 Mpa aos 28 dias, com emprego de um superplastificante. Buscou-se atingir uma tonalidade forte da cor vermelha mesmo usando cimento cinza e uma plasticidade suficiente para se trabalhar com o concreto.
Foi rodado alguns traços bases com diferentes materiais e dosagens para obter os resultados apresentados nesse trabalho.
No ensaio de rompimento, percebeu-se a ruptura no agregado graúdo. A resistência da rocha tornou-se o principal problema para atingir resistências maiores. Por esse motivo e pela dificuldade de encontrar na cidade de Palmas –TO superplastificantes melhores, optou-se pelo grau de resistência B = 75 Mpa.
O método de dosagem utilizado requer apenas ensaios de massa específica e absorção dos agregados. Porém, para um concreto de alto desempenho, é necessário fazer ensaios para saber a pureza da areia. Outra vantagem do método é que a dosagem do consumo de água independe do tipo de aglomerante e agregados. A cada mudança de material é aconselhável que se faça experimentos antes de se usar o concreto na prática.