Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA REALIZADO NUMA ESCOLA MUNICIPAL EM JOÃO PESSOA - PB

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA, INTERDISCIPLINARIDADE, TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37234
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2183
    "inscrito_id" => 7286
    "titulo" => "INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA REALIZADO NUMA ESCOLA MUNICIPAL EM JOÃO PESSOA - PB"
    "resumo" => "Hoje em dia, existem na Educação física, diversas concepções, modelos, tendências ou abordagens, que tentam romper com o modelo mecanicista, esportivista e tradicional que fora embutido aos esportes. Os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem as diferentes dimensões dos conteúdos e propõe um relacionamento com grandes problemas da sociedade brasileira, sem perder de vista o seu papel de integrar o cidadão na esfera da cultura corporal. Portanto a Educação Física deve ser trabalhada de forma interdisciplinar e através de temas transversais, favorecendo  o desenvolvimento da ética, cidadania e autonomia desse aluno. Diante do exposto, foi estabelecido como objetivo, trabalhar a interdisciplinaridade da Educação Física com a Literatura na busca de oferecer a esse aluno um aprendizado diferenciado e concreto. Portanto, a obra que trabalhamos apresentava algumas brincadeiras populares além de subir em árvores e brincar de procurar pedras no fundo do rio, como também de usar o estilingue para matar passarinhos. Foi pensando nesse contexto que criamos a oficina da Cultura, tentando contemplar as várias brincadeiras apresentadas na obra literária, sem perder a essência da mesma. Percebe-se que o trabalho foi positivo em unir essas disciplinas, pois os alunos apreciaram as diferentes atividades do circuito degustando até mais de uma vez. Neste sentido é que se faz necessário um conhecimento geral do professor de Educação Física quanto às diversas disciplinas para que possa introduzir em suas aulas e assim, interligar determinado conteúdo de outra disciplina para enriquecer e ampliar o aprendizado dos alunos, dessa forma trabalhará de forma integrada com outras matérias. Pode-se concluir que a interdisciplinaridade oferece uma nova postura diante do processo de ensino-aprendizagem, uma mudança de atitude em busca do conhecimento global, rompendo com os limites das disciplinas e favorecendo a ampliação do aprendizado desse discente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, INTERDISCIPLINARIDADE, TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID7286_11092017181126.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EUGIVANA DE FARIAS LEITE"
    "autor_nome_curto" => "EUGIVANA "
    "autor_email" => "euginha@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37234
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2183
    "inscrito_id" => 7286
    "titulo" => "INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA REALIZADO NUMA ESCOLA MUNICIPAL EM JOÃO PESSOA - PB"
    "resumo" => "Hoje em dia, existem na Educação física, diversas concepções, modelos, tendências ou abordagens, que tentam romper com o modelo mecanicista, esportivista e tradicional que fora embutido aos esportes. Os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem as diferentes dimensões dos conteúdos e propõe um relacionamento com grandes problemas da sociedade brasileira, sem perder de vista o seu papel de integrar o cidadão na esfera da cultura corporal. Portanto a Educação Física deve ser trabalhada de forma interdisciplinar e através de temas transversais, favorecendo  o desenvolvimento da ética, cidadania e autonomia desse aluno. Diante do exposto, foi estabelecido como objetivo, trabalhar a interdisciplinaridade da Educação Física com a Literatura na busca de oferecer a esse aluno um aprendizado diferenciado e concreto. Portanto, a obra que trabalhamos apresentava algumas brincadeiras populares além de subir em árvores e brincar de procurar pedras no fundo do rio, como também de usar o estilingue para matar passarinhos. Foi pensando nesse contexto que criamos a oficina da Cultura, tentando contemplar as várias brincadeiras apresentadas na obra literária, sem perder a essência da mesma. Percebe-se que o trabalho foi positivo em unir essas disciplinas, pois os alunos apreciaram as diferentes atividades do circuito degustando até mais de uma vez. Neste sentido é que se faz necessário um conhecimento geral do professor de Educação Física quanto às diversas disciplinas para que possa introduzir em suas aulas e assim, interligar determinado conteúdo de outra disciplina para enriquecer e ampliar o aprendizado dos alunos, dessa forma trabalhará de forma integrada com outras matérias. Pode-se concluir que a interdisciplinaridade oferece uma nova postura diante do processo de ensino-aprendizagem, uma mudança de atitude em busca do conhecimento global, rompendo com os limites das disciplinas e favorecendo a ampliação do aprendizado desse discente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, INTERDISCIPLINARIDADE, TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID7286_11092017181126.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EUGIVANA DE FARIAS LEITE"
    "autor_nome_curto" => "EUGIVANA "
    "autor_email" => "euginha@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Hoje em dia, existem na Educação física, diversas concepções, modelos, tendências ou abordagens, que tentam romper com o modelo mecanicista, esportivista e tradicional que fora embutido aos esportes. Os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem as diferentes dimensões dos conteúdos e propõe um relacionamento com grandes problemas da sociedade brasileira, sem perder de vista o seu papel de integrar o cidadão na esfera da cultura corporal. Portanto a Educação Física deve ser trabalhada de forma interdisciplinar e através de temas transversais, favorecendo o desenvolvimento da ética, cidadania e autonomia desse aluno. Diante do exposto, foi estabelecido como objetivo, trabalhar a interdisciplinaridade da Educação Física com a Literatura na busca de oferecer a esse aluno um aprendizado diferenciado e concreto. Portanto, a obra que trabalhamos apresentava algumas brincadeiras populares além de subir em árvores e brincar de procurar pedras no fundo do rio, como também de usar o estilingue para matar passarinhos. Foi pensando nesse contexto que criamos a oficina da Cultura, tentando contemplar as várias brincadeiras apresentadas na obra literária, sem perder a essência da mesma. Percebe-se que o trabalho foi positivo em unir essas disciplinas, pois os alunos apreciaram as diferentes atividades do circuito degustando até mais de uma vez. Neste sentido é que se faz necessário um conhecimento geral do professor de Educação Física quanto às diversas disciplinas para que possa introduzir em suas aulas e assim, interligar determinado conteúdo de outra disciplina para enriquecer e ampliar o aprendizado dos alunos, dessa forma trabalhará de forma integrada com outras matérias. Pode-se concluir que a interdisciplinaridade oferece uma nova postura diante do processo de ensino-aprendizagem, uma mudança de atitude em busca do conhecimento global, rompendo com os limites das disciplinas e favorecendo a ampliação do aprendizado desse discente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.