As aulas práticas para a formação docente são de suma importância para o aprendizado acadêmico, pois envolve a melhoria no desempenho do conteúdo abordado em sala de aula, a qual facilita a compreensão dos assuntos através da interdisciplinaridade do ensino. O ensino da botânica aborda um vasto conhecimento sobre a diversidade de plantas e suas relações com o meio externo, suas influências com outros vegetais, processos químicos e relações com outros seres, principalmente os seres humanos, os quais as plantas influenciam de forma direta através da fotossíntese. De forma prática a botânica é trabalhada nos cursos de graduação trazendo as características dos vegetais e suas estruturas morfológicas, as quais são melhor observadas em laboratório e campo, por meio de aulas práticas, as quais esclarecem informações sobre as formas das folhas, suas estruturas anatômicas e das plantas em geral. Com isso as aulas práticas tornam-se importantes para os educandos, pois promove uma interdisciplinaridade na formação docente, a qual relaciona teoria e prática e promove o desenvolvimento profissional dos educandos. A pesquisa foi feita oralmente de forma entrevista com perguntas objetivas e diretas, com alunos do 5ª período do curso de ciências biológicas do IFMA –Campus Caxias, a aula prática envolvida na pesquisa foi a de Coleção de folhas secas, onde foi feito a realização de coletas de folhas secas e posteriormente sua identificação, para o estudo da morfologia vegetal das plantas, o qual visou analisar a importância de tais coleções práticas para o conhecimento dos acadêmicos. Nesse contexto o presente trabalho objetivou-se analisar os relatos de discentes do curso de biologia, sobre a importância das aulas práticas em seu curso de licenciatura, e experiências que poderão contribuir para sua formação profissional e enriquecer seus conhecimentos aplicados futuramente durante sua vida docente.