Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA: AULA PRÁTICA DE COLEÇÃO DE FOLHAS E ESTUDO DA MORFOLOGIA FOLIAR

Palavra-chaves: AULA PRÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO BOTÂNICA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38548
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1884
    "inscrito_id" => 702
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: AULA PRÁTICA DE COLEÇÃO DE FOLHAS E ESTUDO DA MORFOLOGIA FOLIAR"
    "resumo" => "As aulas práticas para a formação docente são de suma importância para o aprendizado acadêmico, pois envolve a melhoria no desempenho do conteúdo abordado em sala de aula, a qual facilita a compreensão dos assuntos através da interdisciplinaridade do ensino. O ensino da botânica aborda um vasto conhecimento sobre a diversidade de plantas e suas relações com o meio externo, suas influências com outros vegetais, processos químicos e relações com outros seres, principalmente os seres humanos, os quais as plantas influenciam de forma direta através da fotossíntese. De forma prática a botânica é trabalhada nos cursos de graduação trazendo as características dos vegetais e suas estruturas morfológicas, as quais são melhor observadas em laboratório e campo, por meio de aulas práticas, as quais esclarecem   informações sobre as formas das folhas, suas estruturas anatômicas e das plantas em geral. Com isso as aulas práticas tornam-se importantes para os educandos, pois promove uma interdisciplinaridade na formação docente, a qual relaciona teoria e prática e promove o desenvolvimento profissional dos educandos.  A pesquisa foi feita oralmente de forma entrevista com perguntas objetivas e diretas, com alunos do 5ª período do curso de ciências biológicas do IFMA –Campus Caxias, a aula prática envolvida na pesquisa foi a de Coleção de folhas secas, onde foi feito a realização de coletas de folhas secas e posteriormente sua identificação, para o estudo da morfologia vegetal das plantas, o qual visou analisar a importância de tais coleções práticas para o conhecimento dos acadêmicos. Nesse contexto o presente trabalho objetivou-se analisar os relatos de discentes do curso de biologia, sobre a importância das aulas práticas em seu curso de licenciatura, e experiências que poderão contribuir para sua formação profissional e enriquecer seus conhecimentos aplicados futuramente durante sua vida docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "AULA PRÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO BOTÂNICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID702_11092017143021.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IARA SANDRA  FELIX CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "IARA SANDRA "
    "autor_email" => "iarasandrafelix12@gmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38548
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1884
    "inscrito_id" => 702
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: AULA PRÁTICA DE COLEÇÃO DE FOLHAS E ESTUDO DA MORFOLOGIA FOLIAR"
    "resumo" => "As aulas práticas para a formação docente são de suma importância para o aprendizado acadêmico, pois envolve a melhoria no desempenho do conteúdo abordado em sala de aula, a qual facilita a compreensão dos assuntos através da interdisciplinaridade do ensino. O ensino da botânica aborda um vasto conhecimento sobre a diversidade de plantas e suas relações com o meio externo, suas influências com outros vegetais, processos químicos e relações com outros seres, principalmente os seres humanos, os quais as plantas influenciam de forma direta através da fotossíntese. De forma prática a botânica é trabalhada nos cursos de graduação trazendo as características dos vegetais e suas estruturas morfológicas, as quais são melhor observadas em laboratório e campo, por meio de aulas práticas, as quais esclarecem   informações sobre as formas das folhas, suas estruturas anatômicas e das plantas em geral. Com isso as aulas práticas tornam-se importantes para os educandos, pois promove uma interdisciplinaridade na formação docente, a qual relaciona teoria e prática e promove o desenvolvimento profissional dos educandos.  A pesquisa foi feita oralmente de forma entrevista com perguntas objetivas e diretas, com alunos do 5ª período do curso de ciências biológicas do IFMA –Campus Caxias, a aula prática envolvida na pesquisa foi a de Coleção de folhas secas, onde foi feito a realização de coletas de folhas secas e posteriormente sua identificação, para o estudo da morfologia vegetal das plantas, o qual visou analisar a importância de tais coleções práticas para o conhecimento dos acadêmicos. Nesse contexto o presente trabalho objetivou-se analisar os relatos de discentes do curso de biologia, sobre a importância das aulas práticas em seu curso de licenciatura, e experiências que poderão contribuir para sua formação profissional e enriquecer seus conhecimentos aplicados futuramente durante sua vida docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "AULA PRÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO BOTÂNICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID702_11092017143021.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IARA SANDRA  FELIX CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "IARA SANDRA "
    "autor_email" => "iarasandrafelix12@gmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

As aulas práticas para a formação docente são de suma importância para o aprendizado acadêmico, pois envolve a melhoria no desempenho do conteúdo abordado em sala de aula, a qual facilita a compreensão dos assuntos através da interdisciplinaridade do ensino. O ensino da botânica aborda um vasto conhecimento sobre a diversidade de plantas e suas relações com o meio externo, suas influências com outros vegetais, processos químicos e relações com outros seres, principalmente os seres humanos, os quais as plantas influenciam de forma direta através da fotossíntese. De forma prática a botânica é trabalhada nos cursos de graduação trazendo as características dos vegetais e suas estruturas morfológicas, as quais são melhor observadas em laboratório e campo, por meio de aulas práticas, as quais esclarecem informações sobre as formas das folhas, suas estruturas anatômicas e das plantas em geral. Com isso as aulas práticas tornam-se importantes para os educandos, pois promove uma interdisciplinaridade na formação docente, a qual relaciona teoria e prática e promove o desenvolvimento profissional dos educandos. A pesquisa foi feita oralmente de forma entrevista com perguntas objetivas e diretas, com alunos do 5ª período do curso de ciências biológicas do IFMA –Campus Caxias, a aula prática envolvida na pesquisa foi a de Coleção de folhas secas, onde foi feito a realização de coletas de folhas secas e posteriormente sua identificação, para o estudo da morfologia vegetal das plantas, o qual visou analisar a importância de tais coleções práticas para o conhecimento dos acadêmicos. Nesse contexto o presente trabalho objetivou-se analisar os relatos de discentes do curso de biologia, sobre a importância das aulas práticas em seu curso de licenciatura, e experiências que poderão contribuir para sua formação profissional e enriquecer seus conhecimentos aplicados futuramente durante sua vida docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.