Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ADAPTAÇÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DAS CRIANÇAS DO PRÉ I

Palavra-chaves: ADAPTAÇÃO, PRÉ I, ESCOLA, AFETIVIDADE, AFETIVIDADE Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
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Os instrumentos utilizados foram a observação da determinada turma e a conversa informal com os alunos no intuito de buscar atender os objetivos propostos pela pesquisa. A análise dos dados se deu com base em Mukhina (1995) tomando como parâmetro o desenvolvimento dos sentimentos das crianças, Balaban (1998) no que se refere ao início da vida escolar, os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (RCNEI’s) no que se diz do trabalho com a Educação Infantil, Silva e Navarro (2012) e Libâneo (2013) na relação professor/aluno e Macagnan (2015) na importância dos pais para adaptação dos filhos na escola. As conclusões alcançadas apontam que uma boa adaptação da criança com a escola é baseada em relações múltiplas que envolvem a confiança perceptível dos pais pela Instituição e pelas pessoas que a compõem, bem como, as relações afetivas que envolvem essas crianças dentro do espaço educativo.Um dos aspectos marcantes na realidade de uma sala de aula da Educação Infantil, mais especificamente de uma turma do Pré I no início do ano letivo, é a dificul" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "ADAPTAÇÃO, PRÉ I, ESCOLA, AFETIVIDADE, AFETIVIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID4131_16092017150031.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDLAINE RODRIGUES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "EDLAINE" "autor_email" => "edlainerp13@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35721 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2663 "inscrito_id" => 4131 "titulo" => "ADAPTAÇÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DAS CRIANÇAS DO PRÉ I" "resumo" => "Um dos aspectos marcantes na realidade de uma sala de aula da Educação Infantil, mais especificamente de uma turma do Pré I no início do ano letivo, é a dificuldade de adaptação das crianças que vivenciam sua primeira experiência com uma Instituição de Ensino. 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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Um dos aspectos marcantes na realidade de uma sala de aula da Educação Infantil, mais especificamente de uma turma do Pré I no início do ano letivo, é a dificuldade de adaptação das crianças que vivenciam sua primeira experiência com uma Instituição de Ensino. Contudo, toda criança precisa e deve ir à escola, faz-se necessário desta maneira, a busca por soluções plausíveis para o ingresso dessas crianças na escola de maneira que a experiência se torne o mais positiva possível, evitando traumas que possam interferir na vida escolar dos pequenos. Nesta perspectiva, o objetivo geral desta pesquisa é analisar as dificuldades de adaptação das crianças do Pré I à escola. E os objetivos específicos são: identificar fatores que possam auxiliar na adaptação das crianças na escola, e investigar até que ponto a relação da criança com o professor (a) pode influenciar neste processo. A presente pesquisa utilizou o método do estudo de caso, que possibilitou o estudo intensivo de uma sala de aula do Pré I, composta por 32 alunos na faixa etária de 4 anos de idade, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Pereira da Silva, na cidade de Esperança- PB. Os instrumentos utilizados foram a observação da determinada turma e a conversa informal com os alunos no intuito de buscar atender os objetivos propostos pela pesquisa. A análise dos dados se deu com base em Mukhina (1995) tomando como parâmetro o desenvolvimento dos sentimentos das crianças, Balaban (1998) no que se refere ao início da vida escolar, os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (RCNEI’s) no que se diz do trabalho com a Educação Infantil, Silva e Navarro (2012) e Libâneo (2013) na relação professor/aluno e Macagnan (2015) na importância dos pais para adaptação dos filhos na escola. As conclusões alcançadas apontam que uma boa adaptação da criança com a escola é baseada em relações múltiplas que envolvem a confiança perceptível dos pais pela Instituição e pelas pessoas que a compõem, bem como, as relações afetivas que envolvem essas crianças dentro do espaço educativo.

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