Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE E PRÁTICAS COMPARTILHADAS: UM OLHAR DAS ESTAGIÁRIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS, PRÁTICAS, ESTÁGIO, ENSINO FUNDAMENTAL Comunicação Oral (CO) GT 15 – Ensino de línguas
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38534
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 829
    "inscrito_id" => 4429
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE E PRÁTICAS COMPARTILHADAS: UM OLHAR DAS ESTAGIÁRIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente trabalho relata as experiências vivenciadas a partir das observações e das práticas realizadas pelas estagiárias do curso de Licenciatura em Letras, da Universidade Federal de Campina Grande, desenvolvido a partir da disciplina Prática I, realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antônio Vicente. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é compartilhar as experiências obtidas pelas estagiárias durante a realização do Estágio, contribuindo assim para que aja uma reflexão acerca das teorias vista no âmbito acadêmico, bem como as práticas realizadas em sala de aula, contribuindo assim para o olhar dos novos integrantes dos cursos de licenciatura acerca do Estágio. A metodologia que sustenta este relato está pautada na pesquisa bibliográfica e documental (observações) que descrevem os momentos em que as estagiárias observaram a prática da professora regente e também realizaram práticas pedagógicas na sala campo de estágio. Nos resultados alcançados percebemos a importância do estágio na formação dos graduandos, principalmente nos cursos de licenciatura. Pode-se considerar que o Estágio é uma etapa essencial da graduação, momento em que o futuro professor poderá estabelecer relações entre a teoria recebida na universidade com a prática encontrada na escola campo de estágio, contribuindo assim para a construção da identidade profissional do mesmo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS, PRÁTICAS, ESTÁGIO, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID4429_05092017203813.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUZIANNE CRISTINE CORDEIRO RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "SUZIANNE RAMOS"
    "autor_email" => "suzyramos@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38534
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 829
    "inscrito_id" => 4429
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE E PRÁTICAS COMPARTILHADAS: UM OLHAR DAS ESTAGIÁRIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente trabalho relata as experiências vivenciadas a partir das observações e das práticas realizadas pelas estagiárias do curso de Licenciatura em Letras, da Universidade Federal de Campina Grande, desenvolvido a partir da disciplina Prática I, realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antônio Vicente. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é compartilhar as experiências obtidas pelas estagiárias durante a realização do Estágio, contribuindo assim para que aja uma reflexão acerca das teorias vista no âmbito acadêmico, bem como as práticas realizadas em sala de aula, contribuindo assim para o olhar dos novos integrantes dos cursos de licenciatura acerca do Estágio. A metodologia que sustenta este relato está pautada na pesquisa bibliográfica e documental (observações) que descrevem os momentos em que as estagiárias observaram a prática da professora regente e também realizaram práticas pedagógicas na sala campo de estágio. Nos resultados alcançados percebemos a importância do estágio na formação dos graduandos, principalmente nos cursos de licenciatura. Pode-se considerar que o Estágio é uma etapa essencial da graduação, momento em que o futuro professor poderá estabelecer relações entre a teoria recebida na universidade com a prática encontrada na escola campo de estágio, contribuindo assim para a construção da identidade profissional do mesmo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS, PRÁTICAS, ESTÁGIO, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID4429_05092017203813.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUZIANNE CRISTINE CORDEIRO RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "SUZIANNE RAMOS"
    "autor_email" => "suzyramos@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho relata as experiências vivenciadas a partir das observações e das práticas realizadas pelas estagiárias do curso de Licenciatura em Letras, da Universidade Federal de Campina Grande, desenvolvido a partir da disciplina Prática I, realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antônio Vicente. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é compartilhar as experiências obtidas pelas estagiárias durante a realização do Estágio, contribuindo assim para que aja uma reflexão acerca das teorias vista no âmbito acadêmico, bem como as práticas realizadas em sala de aula, contribuindo assim para o olhar dos novos integrantes dos cursos de licenciatura acerca do Estágio. A metodologia que sustenta este relato está pautada na pesquisa bibliográfica e documental (observações) que descrevem os momentos em que as estagiárias observaram a prática da professora regente e também realizaram práticas pedagógicas na sala campo de estágio. Nos resultados alcançados percebemos a importância do estágio na formação dos graduandos, principalmente nos cursos de licenciatura. Pode-se considerar que o Estágio é uma etapa essencial da graduação, momento em que o futuro professor poderá estabelecer relações entre a teoria recebida na universidade com a prática encontrada na escola campo de estágio, contribuindo assim para a construção da identidade profissional do mesmo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.