Novas metodologias vêm sendo elaboradas pelos professores com o objetivo dos alunos desenvolverem sua capacidade critica reflexiva por meio do seu conhecimento prévio, na qual assuntos que estão presentes no cotidiano dos mesmos possam ser contextualizados com as disciplinas de maneira que os docentes possam moldar uma aprendizagem significativa através da opinião e participação dos discentes. Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma aprendizagem significativa por meio do conhecimento prévio de duas turmas de 3º ano do nível médio da Escola Estadual Capitão Mor Galvão, localizada no município de Currais Novos – RN, na qual foi trabalhada a temática “Contaminação por corantes”, repassada na forma de oficina, subdividida em duas etapas, a teórica e a prática, ambas foram sendo moldadas a partir da correlação do conhecimento prévio dos alunos com os conhecimentos científicos e ambientais, na primeira etapa foi demonstrado por meio de slides, para os alunos, os impactos causados por corantes em ambientes aquáticos e métodos de descontaminação como o processo de adsorção, utilizando materiais de baixo custo como as argilas. Na segunda etapa foi realizado a demonstração de um tipo de corante, mais conhecido como verde metila, em meio aquoso em contato com um tipo de argila, conhecida por montmorillonita – KSF para que os alunos observassem visivelmente a argila adsorvendo o corante. No final da aplicação foi repassado um questionário para os alunos responderem. Os resultados obtidos por meio do conhecimento prévio e dos questionários foram satisfatórios em ambas as turmas no processo de ensino aprendizagem da temática, pois os alunos evidenciaram que compreenderam a temática repassada. Concluiu-se que metodologias envolvendo o conhecimento prévio correlacionada ao cotidiano dos alunos, permitiu uma interação maior em sala de aula e contribuiu para o processo de aprendizagem significativa dos discentes.