Esta pesquisa faz parte de uma pesquisa mais ampla que busca compreender a história de leitura de professores e alunos dos cursos de licenciatura da Universidade de Pernambuco Campus Mata Norte. Trata-se, especificamente de pesquisar quais práticas de letramento - leitura e escrita - os estudantes e os professores experienciaram durante seu processo formativo em espaços escolares e extraescolares. Este trabalho tem por objetivo analisar, através da memória, as experiências de leitura de alunos do curso Licenciatura em História da Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte. A pesquisa foi realizada no ano de 2016, durante a disciplina de Literatura Infanto-Juvenil, propondo discutir a relação entre as experiências de leitura na infância e a forma como os alunos se revelam enquanto leitores no curso de formação profissional. O corpus constitui-se de vinte (20) questionários com questões abertas e fechadas. A análise desse instrumento teve como fundamentação teórica os estudos Abronovich (1997); Lajolo e Zimberman (1999) e Larrosa (2002), entre outros, que trazem a importância da leitura e da literatura infantil para formação do leitor. Os dados revelaram que, para oitenta e cinco por cento dos entrevistados, a leitura na infância estava centrada nos contos de fadas e nas fábulas -, ocorrendo tanto no espaço escolar quanto no não-escolar, influenciando para a práticas de leitura, já quinze por cento, não se recordaram dessas experiências na infância. Concluímos que as leituras da infância desses alunos, voltadas para obras da literatura infantil, contadas e lidas na família e na escola, tiveram impacto na forma como hoje, na graduação, leem e interpretam os textos exigidos na e para a universidade, tornando-o leitores críticos.