A educação infantil tem uma importância primordial na aquisição do conhecimento e na vida sócio educativa do ser humano. Pois é na infância onde se começam a construção do conhecimento, este trabalho tem como objetivo apresentar reflexões teóricas e práticas, referentes ao papel do pedagogo na Educação Infantil, de forma que possa subsidiar a organização sistemática e prática das atividades pedagógicas e administrativas, situando a função específica deste profissional no contexto educacional. Dessa forma, tenta analisar as contribuições deste profissional na aprendizagem infantil, caracterizar as funções do pedagogo no âmbito escolar e verificar a importância deste profissional neste ambiente. Assim, é nesta fase a educação precisa ser sistêmica, pedagógica, acessível. Tendo em vista os vários espaços profissionais que compõem a equipe de uma instituição infantil, tem-se o pedagogo. Ator importante e essencial na educação infantil. Foram utilizadas fontes diversas para a construção desta pesquisa como sites e livros, onde em termos metodológicos, a mesma é de cunho qualitativo, bibliográfico e de campo. Os principais autores foram Pimenta (1995); Saviani (1980);Libâneo (2006). A importância deste trabalho está em relatar como este profissional da educação observa e pesquisa estratégias que irão ajudar a criança e o professor a desenvolver autonomia e criatividade dentro da realidade sociocultural que a escola estiver inserida. Sua importância é fundamental no contexto escolar, assim como suas atribuições neste contexto. Durante toda pesquisa para conclusão deste estudo, pôde-se perceber as dificuldades que o profissional pedagogo ainda enfrenta, assim como foi possível observar a importância desse profissional no âmbito escolar, as contribuições que o mesmo pode oferecer no crescimento de um trabalho em prol da educação e do aprendizado