Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO COMO REQUISITOS DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Palavra-chaves: GESTÃO EDUCACIONAL, DEMOCRACIA, ATO PARTICIPATIVO Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
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      Inicialmente focaliza a gestão democrática com suas definições e características. Em seguida, a gestão\r\n
      participativa com suas formas e seus elementos valorizando-a no exercício da prática. Por fim,\r\n
      descrever os envolvidos no processo democrático e participativo da gestão educacional. Tal esboço é\r\n
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      pesquisa de cunho bibliográfico com o propósito de cooperar para democracia e participação como\r\n
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      se possa chegar ao sucesso desse tipo de gestão, é certamente necessário considerar que professores,\r\n
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O trabalho objetiva proporcionar um estudo reflexivo e acentuado no que se aborda de uma gestão escolar democrática e participativa com a participação de todos os envolvidos no processo ensino aprendizagem. Para tanto, tem-se a intenção de refletir sobre as afinidades e competências no campo educacional expandindo as concepções e conceitos de gestão democrática e participativa. Inicialmente focaliza a gestão democrática com suas definições e características. Em seguida, a gestão participativa com suas formas e seus elementos valorizando-a no exercício da prática. Por fim, descrever os envolvidos no processo democrático e participativo da gestão educacional. Tal esboço é baseado com fundamentos teóricos de determinados autores que tratam da temática citada, tais como; Amaral (2015), Estrela (2009), Libâneo (2007), em meio a distintos autores que se acercam a respeito da temática em evidência, na qual tende envolver a importância do apoio da gestão democrática e participativa para um adequado estabelecimento educacional proporcionando um ensino de qualidade, além de enfatizar a relevância que as famílias e as comunidades apresentam na participação dos processos de tomadas de decisões. Partindo disso, esta pesquisa unifica-se e o associa-se a uma pesquisa de cunho bibliográfico com o propósito de cooperar para democracia e participação como requisito de uma gestão democrática no espaço escolar. Dessa forma, é possível concluir que para que se possa chegar ao sucesso desse tipo de gestão, é certamente necessário considerar que professores, equipe técnico-pedagógica, funcionários, pais, alunos, comunidade, todos não fazem parte penas do ambiente escolar mas o constrói, tendo em vista que os resultados dependem das interações acrescidas dentro dela.

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