DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO COMO REQUISITOS DE UMA
GESTÃO DEMOCRÁTICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36382 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2760 "inscrito_id" => 7741 "titulo" => """ DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO COMO REQUISITOS DE UMA\r\n GESTÃO DEMOCRÁTICA """ "resumo" => """ O trabalho objetiva proporcionar um estudo reflexivo e acentuado no que se aborda de uma\r\n gestão escolar democrática e participativa com a participação de todos os envolvidos no processo\r\n ensino aprendizagem. Para tanto, tem-se a intenção de refletir sobre as afinidades e competências no\r\n campo educacional expandindo as concepções e conceitos de gestão democrática e participativa.\r\n Inicialmente focaliza a gestão democrática com suas definições e características. Em seguida, a gestão\r\n participativa com suas formas e seus elementos valorizando-a no exercício da prática. Por fim,\r\n descrever os envolvidos no processo democrático e participativo da gestão educacional. Tal esboço é\r\n baseado com fundamentos teóricos de determinados autores que tratam da temática citada, tais como;\r\n Amaral (2015), Estrela (2009), Libâneo (2007), em meio a distintos autores que se acercam a respeito\r\n da temática em evidência, na qual tende envolver a importância do apoio da gestão democrática e\r\n participativa para um adequado estabelecimento educacional proporcionando um ensino de qualidade,\r\n além de enfatizar a relevância que as famílias e as comunidades apresentam na participação dos\r\n processos de tomadas de decisões. Partindo disso, esta pesquisa unifica-se e o associa-se a uma\r\n pesquisa de cunho bibliográfico com o propósito de cooperar para democracia e participação como\r\n requisito de uma gestão democrática no espaço escolar. Dessa forma, é possível concluir que para que\r\n se possa chegar ao sucesso desse tipo de gestão, é certamente necessário considerar que professores,\r\n equipe técnico-pedagógica, funcionários, pais, alunos, comunidade, todos não fazem parte penas do\r\n ambiente escolar mas o constrói, tendo em vista que os resultados dependem das interações acrescidas\r\n dentro dela. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "GESTÃO EDUCACIONAL, DEMOCRACIA, ATO PARTICIPATIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID7741_19092017113136.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROZEANE PEREIRA LUSTOSA" "autor_nome_curto" => "ROZEANE LUSTOSA" "autor_email" => "rozeanecat2@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS (FIP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36382 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2760 "inscrito_id" => 7741 "titulo" => """ DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO COMO REQUISITOS DE UMA\r\n GESTÃO DEMOCRÁTICA """ "resumo" => """ O trabalho objetiva proporcionar um estudo reflexivo e acentuado no que se aborda de uma\r\n gestão escolar democrática e participativa com a participação de todos os envolvidos no processo\r\n ensino aprendizagem. Para tanto, tem-se a intenção de refletir sobre as afinidades e competências no\r\n campo educacional expandindo as concepções e conceitos de gestão democrática e participativa.\r\n Inicialmente focaliza a gestão democrática com suas definições e características. Em seguida, a gestão\r\n participativa com suas formas e seus elementos valorizando-a no exercício da prática. Por fim,\r\n descrever os envolvidos no processo democrático e participativo da gestão educacional. Tal esboço é\r\n baseado com fundamentos teóricos de determinados autores que tratam da temática citada, tais como;\r\n Amaral (2015), Estrela (2009), Libâneo (2007), em meio a distintos autores que se acercam a respeito\r\n da temática em evidência, na qual tende envolver a importância do apoio da gestão democrática e\r\n participativa para um adequado estabelecimento educacional proporcionando um ensino de qualidade,\r\n além de enfatizar a relevância que as famílias e as comunidades apresentam na participação dos\r\n processos de tomadas de decisões. Partindo disso, esta pesquisa unifica-se e o associa-se a uma\r\n pesquisa de cunho bibliográfico com o propósito de cooperar para democracia e participação como\r\n requisito de uma gestão democrática no espaço escolar. Dessa forma, é possível concluir que para que\r\n se possa chegar ao sucesso desse tipo de gestão, é certamente necessário considerar que professores,\r\n equipe técnico-pedagógica, funcionários, pais, alunos, comunidade, todos não fazem parte penas do\r\n ambiente escolar mas o constrói, tendo em vista que os resultados dependem das interações acrescidas\r\n dentro dela. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "GESTÃO EDUCACIONAL, DEMOCRACIA, ATO PARTICIPATIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID7741_19092017113136.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROZEANE PEREIRA LUSTOSA" "autor_nome_curto" => "ROZEANE LUSTOSA" "autor_email" => "rozeanecat2@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS (FIP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }