O trabalho objetiva proporcionar um estudo reflexivo e acentuado no que se aborda de uma
gestão escolar democrática e participativa com a participação de todos os envolvidos no processo
ensino aprendizagem. Para tanto, tem-se a intenção de refletir sobre as afinidades e competências no
campo educacional expandindo as concepções e conceitos de gestão democrática e participativa.
Inicialmente focaliza a gestão democrática com suas definições e características. Em seguida, a gestão
participativa com suas formas e seus elementos valorizando-a no exercício da prática. Por fim,
descrever os envolvidos no processo democrático e participativo da gestão educacional. Tal esboço é
baseado com fundamentos teóricos de determinados autores que tratam da temática citada, tais como;
Amaral (2015), Estrela (2009), Libâneo (2007), em meio a distintos autores que se acercam a respeito
da temática em evidência, na qual tende envolver a importância do apoio da gestão democrática e
participativa para um adequado estabelecimento educacional proporcionando um ensino de qualidade,
além de enfatizar a relevância que as famílias e as comunidades apresentam na participação dos
processos de tomadas de decisões. Partindo disso, esta pesquisa unifica-se e o associa-se a uma
pesquisa de cunho bibliográfico com o propósito de cooperar para democracia e participação como
requisito de uma gestão democrática no espaço escolar. Dessa forma, é possível concluir que para que
se possa chegar ao sucesso desse tipo de gestão, é certamente necessário considerar que professores,
equipe técnico-pedagógica, funcionários, pais, alunos, comunidade, todos não fazem parte penas do
ambiente escolar mas o constrói, tendo em vista que os resultados dependem das interações acrescidas
dentro dela.