RESUMO: Compreender as evoluções pedagógicas e suas funções é um desafio que nos leva a refletir sobre a forma como vem se expandindo a educação brasileira. Nos dias atuais há uma crescente preocupação com a qualidade de ensino. O presente trabalho traz uma investigação em desconstruir e construir novos saberes no contexto escolar contemporâneo. Com esta perspectiva tivemos como objetivo geral: investigar as novas modalidades pedagógicas, que contribuam para uma educação de qualidade e a formação de professores da educação básica. Trouxemos os objetivos específicos: analisar as mudanças educacionais do processo de ensino aprendizagem, identificar os percalços, que interferem no desenvolvimento da ação pedagógica e relatar práticas inovadoras de atuar no meio escolar e sala de aula. A pesquisa é de cunho etnográfico, abordagem qualitativa, através de uma revisão literária e de campo, tendo a colaboração de coordenadores e professores escolares. Notou-se que muitos são os desafios de ensinar e aprender, e revela a falta de conhecimento por parte dos envolvidos com o processo educacional e o agir diante do novo homem, sentiu-se a necessidade de formação continuada dos docentes e demais integrantes do ambiente escolar, de conhecer as novas mudanças e ações, que devem ser implementadas na escola, com objetivo de construir uma educação significativa.