A pesquisa investiga através de teorias da educação e tecnologias como a de Batchen (2008) e Moran (2014), que analisam o processo das tecnologias e Mediação pedagógica, um estudo da rede social Instagram. Observar nesta mídia uma possibilidade de elaboração de estratégias educacionais que propiciem aos alunos do Ensino Médio Técnico, IFAL/Murici, um trabalho com imagens e vídeos que contemplem o processo de ensino/aprendizagem da língua portuguesa e literatura brasileira, proporcionando-os mais um suporte de aprendizagem. A motivação do projeto surge a partir da percepção de que os alunos possuem diversos modelos de smartphone, e com acesso constante ao aplicativo. A linguagem clara e objetiva utilizada no Instagram, apresenta-nos uma possibilidade para aliar e proporcionar sentido aos processos de aprendizagem e uso correto das tecnologias. Acreditamos que este Boom tecnológico, hoje posto, não surgiu para competir entre si nem muito menos com a escola. Há, entretanto, um novo espaço atrativo que tem trazido contribuições importantes, visando didáticas que ampliem o processo do ensino/aprendizagem. Nele, serão postados vídeos, fotos e conteúdos gramaticais e literários que estarão sempre à disposição dos nossos alunos em seus celulares. Assim, esperamos fazer com que, de forma dinâmica, nossos alunos tenham nas tecnologias mais uma aliada que os proporcionem dirimir dúvidas e, consequentemente, instigá-los a uma participação ativa em sala e nas aulas de língua portuguesa e suas respectivas literaturas. Além disso, realizar catalogações que comprovem ou não o funcionamento desta tecnologia no processo de ensino/aprendizagem, deixando aos pesquisadores resultados que possam os fazer repensar suas metodologias.