As teorias científicas, por sua complexidade e alto nível de abstração, impedem uma comunicação direta aos alunos, uma vez que são repletos de termos e conceitos que não fazem parte da realidade do aluno. Desta forma, tenta-se buscar estratégias metodológicas que tornem o ensino prazeroso, além de auxiliar no desenvolvimento de conceitos científicos. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa a partir da aplicação de questionários contendo perguntas objetivas e uma discursiva a respeito de aulas práticas, realizada com alunos do 1º ano do ensino médio, em uma escola pública do município de Macau/RN, que tem como objetivo analisar os resultados pedagógicos de atividades práticas sobre as propriedades físicas da água, como calor especifico, densidade e tensão superficial, a desnaturação da proteína do ovo e a dinâmica sobre lipídios, realizada por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência de Biologia (PIBID/CAPES), bem como, dinamizar as aulas e revisar conteúdos abordados em sala, a fim de alcançar uma aprendizagem significativa no ensino de Biologia.