O trabalho apresenta um relato de experiência vivenciado por uma estudante do Curso de licenciatura em Ciências Biológicas, no ano de 2017, na realização do Estágio de Ensino de Biologia 3, sendo realizado numa escola estadual em Vitória de Santo Antão-PE e que envolveu uma abordagem qualitativa, de cunho observacional e descritivo. O relato discorreu sobre a caracterização do espaço escolar, a observação das aulas e a regência da estagiária. A infraestrutura da escola é simples com poucas salas e superlotação, o que influencia a dinâmica do ensino-aprendizagem. Durante a realização do estágio era perceptivo que os alunos estavam desmotivados e dispersos, com conversas paralelas e uso de celulares. A desmotivação estava presente em alguns professores, devido à superlotação, indisciplina e más condições de trabalho. Existia procura por propostas que colaborassem com o ensino dos alunos, mas alguns profissionais estavam arraigados a métodos tradicionais, o que inviabilizava a sua relação entre os alunos. A presença da estagiária era aproveitada para organização das cadernetas e falavam-se dos métodos em sala de aula, pois se utilizava de recursos didáticos diferenciados, não sendo para eles, aulas “normais”. A realização do estágio possibilitou relatar que existe uma baixa receptividade dos alunos às metodologias de ensino empregadas na sala de aula. A inserção de novos métodos de ensino deve ser inserida em sala de aula buscando dos alunos, a reflexão e os conflitos cognitivos sobre os conteúdos abordados, procurando estimula-los a desenvolverem o senso crítico. O estágio supervisionado representa uma etapa crucial na formação do professor, pois reflete no desenvolvimento de habilidades e competências do futuro docente, para serem aplicadas durante a prática pedagógica.