A pesquisa teve como objetivo favorecer a práxis psicopedagógica no processo de formação de psicopedagogos através da realização do estágio supervisionado em psicopedagogia institucional. Este trabalho traz reflexões a partir de uma perspectiva teórico-metodológica, sobre a experiência de intervenção psicopedagógica no Estágio Institucional realizado em uma escola pública. Para discutir a temática nos ancoramos teoricamente nas contribuições de Fernandez (1990); Bossa (2005); Solé (2001). O estudo nasce da busca pela compreensão acerca da atuação profissional do psicopedagogo na área educacional, onde constantemente há relatos sobre dificuldades de aprendizagem dos alunos. A dificuldade de aprendizagem na leitura e na escrita deixa o educando por vezes impossibilitado de ter um desenvolvimento adequado ao ano/série na qual está cursando, dado o ritmo de aprendizagem diferenciado. Nesse sentido, em consonância com nosso objetivo, o desenvolvimento metodológico caracterizou-se como de natureza qualitativa do tipo descritiva de cunho etnográfico. Participaram da pesquisa, três alunas do curso de especialização lato senso, na disciplina de ‘ação supervisionada em psicopedagogia institucional’ e nove crianças de 3º ano do ensino fundamental. O estudo revelou que os fatores socioculturais são agravantes como desencadeadores de dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita, e, as intervenções psicopedagógicas no contexto escolar por sua vez, são elementos imprescindíveis para a superação das dificuldades de aprendizagem pela criança.