Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POLÍTICAS EDUCACIONAIS: UM ESTUDO SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE COM BASE NAS LEIS Nº 5.540/68 E Nº 5.692/71

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, DITADURA MILITAR, ANOS AUTORITÁRIOS, POLÍTICAS EDUCACIONAIS Comunicação Oral (CO) GT 03 - História da Educação
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      educacionais que nortearam a estruturação da educação no Brasil no referido recorte temporal.\r\n
      Tendo em vista que, nesse momento histórico, o processo de formação profissionais e práticas\r\n
      pedagógicas foram regidas numa perspectiva educacional autoritária, controlada e controladora.\r\n
      Nesse contexto, modifica-se o perfil profissional docente sendo inúmeros os desafios que se\r\n
      colocam para o exercício professoral, tanto no plano teórico, como no prático, na metodologia, na\r\n
      utilização de recursos, contribuindo para o surgimento de novas identidades docentes, viabilizadas\r\n
      pelo discurso educacional e por um conjunto de ideias e representações da docência diante do\r\n
      estabelecimento das leis referentes a Reforma de 1º e 2º graus de nº 5.692/71 e a Reforma\r\n
      Universitária nº 5.540/68. Desta forma, o trabalho adota uma abordagem bibliográfica, por meio de\r\n
      enfoque qualitativo, apropriando-se de fontes documentais escritas no que concerne as referidas leis\r\n
      de forma a analisar a história da docência e a interação entre as singularidades da profissão e o\r\n
      contexto histórico em que se desenvolveu permitindo entender as questões que\r\n
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Compreender o delinear da formação docente nos anos autoritários da Ditadura Militar, que ocorreu no período de 1964 a 1985, representa um meio indispensável para analisar as políticas públicas educacionais que nortearam a estruturação da educação no Brasil no referido recorte temporal. Tendo em vista que, nesse momento histórico, o processo de formação profissionais e práticas pedagógicas foram regidas numa perspectiva educacional autoritária, controlada e controladora. Nesse contexto, modifica-se o perfil profissional docente sendo inúmeros os desafios que se colocam para o exercício professoral, tanto no plano teórico, como no prático, na metodologia, na utilização de recursos, contribuindo para o surgimento de novas identidades docentes, viabilizadas pelo discurso educacional e por um conjunto de ideias e representações da docência diante do estabelecimento das leis referentes a Reforma de 1º e 2º graus de nº 5.692/71 e a Reforma Universitária nº 5.540/68. Desta forma, o trabalho adota uma abordagem bibliográfica, por meio de enfoque qualitativo, apropriando-se de fontes documentais escritas no que concerne as referidas leis de forma a analisar a história da docência e a interação entre as singularidades da profissão e o contexto histórico em que se desenvolveu permitindo entender as questões que permearam/permeiam a profissão, os papéis atribuídos ao professor e o espaço ocupado pelo docente ao longo da história.

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