Compreender o delinear da formação docente nos anos autoritários da Ditadura Militar, que ocorreu
no período de 1964 a 1985, representa um meio indispensável para analisar as políticas públicas
educacionais que nortearam a estruturação da educação no Brasil no referido recorte temporal.
Tendo em vista que, nesse momento histórico, o processo de formação profissionais e práticas
pedagógicas foram regidas numa perspectiva educacional autoritária, controlada e controladora.
Nesse contexto, modifica-se o perfil profissional docente sendo inúmeros os desafios que se
colocam para o exercício professoral, tanto no plano teórico, como no prático, na metodologia, na
utilização de recursos, contribuindo para o surgimento de novas identidades docentes, viabilizadas
pelo discurso educacional e por um conjunto de ideias e representações da docência diante do
estabelecimento das leis referentes a Reforma de 1º e 2º graus de nº 5.692/71 e a Reforma
Universitária nº 5.540/68. Desta forma, o trabalho adota uma abordagem bibliográfica, por meio de
enfoque qualitativo, apropriando-se de fontes documentais escritas no que concerne as referidas leis
de forma a analisar a história da docência e a interação entre as singularidades da profissão e o
contexto histórico em que se desenvolveu permitindo entender as questões que
permearam/permeiam a profissão, os papéis atribuídos ao professor e o espaço ocupado pelo
docente ao longo da história.