Este trabalho tem como finalidade analisar como a didática aplicada pelo professor em sala de aula reflete na educação e no entendimento do assunto pelo aluno. O Brasil enfrenta diversos problemas relacionados com a educação, entre eles a falta de interesse por parte do aluno em estudar e adquirir os conhecimentos que são fornecidos em sala de aula. Tal problema é afirmado por meio de pesquisas. Diante dessa situação, o presente artigo propõe a abordagem do tema do uso dos recursos didáticos no ensino das diversas disciplinas, para que estas sejam mais bem assimiladas pelos alunos. Além disso, a utilização de materiais que auxiliam o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem faz com que facilite a relação aluno e professor, de tal forma que o aluno se sinta a vontade em aprender o conteúdo, evitando assim que os alunos se sintam desmotivados com os professores, o que poderia prejudicar seu aprendizado. Este artigo demonstra também que é de vital importância que o professor crie momentos de discussão de acordo com a realidade de seu aluno, de tal forma que ocorra uma assimilação do conteúdo e que posteriormente seja refletida na vida do mesmo, motivando-o a gostar da disciplina. Outro ponto importante abordado neste trabalho é o uso de ferramentas que deixe o ensino mais didático, como o uso de aulas interativas, com recursos visuais e auditivos e jogos sobre o assunto dado em sala, nos quais os alunos aprenderiam de forma mais divertida, atraindo assim a atenção deles para o assunto tratado em sala de aula. Este trabalho contou com o opinião de 30 estudantes da rede pública, estadual e municipal, da cidade de Brumado Bahia, no qual foi aplicado um questionário online, que contribuiu para a fundamentação desse presente artigo. Por fim os educadores devem concluir que o uso de recursos didáticos deve servir de auxilio para que no futuro seus alunos aprofundem e ampliem seus conhecimentos e produzam outros conhecimentos a partir desses. Ao professor cabe, portanto, saber que o material mais adequado deve ser construído, sendo assim, o aluno terá oportunidade de aprender de forma mais efetiva e dinâmica.