O presente trabalho tem o objetivo de analisar as concepções sobre avaliação entre professores de uma escola pública do Pernambuco. Buscou-se saber também como estão ocorrendo as práticas avaliativas no meio escolar e quais são os principais instrumentos usados durante o processo. O trabalho pedagógico incluindo as práticas avaliativas é passível de aprimoramentos pelos professores que podem ser alcançados a partir de leituras e estudos científicos sobre o tema. A avaliação escolar precisa ter seus objetivos sinalizados para a diagnose do trabalho pedagógico, se destinando a melhoria deste. É comum, porém ser usada apenas como arma disciplinadora e fornecedora de dados numéricos usados na classificação dos alunos e quantificação do que eles sabem. As práticas avaliativas executadas nas escolas são reflexos dos modelos sociais conservadores encontrados na sociedade. A avaliação possui poder de transformação social quando promove o crescimento pessoal do aluno. A prática avaliativa que não se destina a melhoria do processo de aprendizagem trabalha a favor de uma política de reprovação, mesmo que de forma inconsciente e ingênua. Este trabalho é uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. A pesquisa foi feita com professores de uma Escola Pública localizada na cidade de Brejinho, estado do Pernambuco. A coleta de dados foi realizada com a aplicação de questionários semiestruturados. Constatou-se que as concepções avaliativas se aproximam das ideias dos teóricos sobre avaliação. As avaliações, em parte, são usadas como ferramentas pedagógicas para direcionar as ações que seguem. Os instrumentos avaliativos usados são variados, mas as provas representam o principal meio de avaliação entre os investigados.