Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DE CONCEPÇÕES DA ÁLGEBRA COM ALUNOS DO 9º ANO

Palavra-chaves: ÁLGEBRA, ENSINO, METODOLOGIA Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35804
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1322
    "inscrito_id" => 927
    "titulo" => "ANÁLISE DE CONCEPÇÕES DA ÁLGEBRA COM ALUNOS DO 9º ANO"
    "resumo" => "Este trabalho foi desenvolvido através de estudos realizados na disciplina de Metodologia do Ensino da Matemática II no curso de Matemática-Licenciatura pela Universidade Federal de Pernambuco - Campus Agreste (UFPE-CAA), com intuito de analisar o conhecimento dos alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma Escola Municipal do Campo do Município de Surubim - PE nos conteúdos que envolvem a Álgebra, através da aplicação de um questionário, que cada quesito foi classificado de acordo com as concepções de Usiskin(1995) e analisado com base em Pessoa (2009) e  continha 4 questões,  algumas no modelo tradicional e outras contextualizada, onde foram distribuídas da seguinte forma: uma questão de Aritmética Generalizada, uma de meio de resolver certos problemas, uma de Estudo das relações e uma de Estrutura.  O trabalho foi dividido em duas etapas: aplicação do questionário e análise dos resultados obtidos através da aplicação. Posteriormente foi feito uma análise quantitativa e qualitativa identificando as concepções utilizadas para a resolução de cada quesito. Na coleta dos dados, notou-se a dificuldade dos alunos tanto nas questões contextualizadas como nas tradicionais  em traduzir situações escritas para linguagem algébrica e também em escrever a representação de um contexto em expressões algébricas, logo perceber-se  que os alunos não tiveram o contato ideal com as quatro concepções da álgebra desde os anos iniciais. Diante disso, vemos a necessidade de iniciar-se a introduz álgebra desde as séries iniciais, dessa forma os alunos estarão mais familiarizados com o conteúdo, o que irá facilitar na compreensão do mesmo nas series posteriores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ÁLGEBRA, ENSINO, METODOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID927_10092017120658.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA RAIANNE  DE LIMA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA  RAIANNE"
    "autor_email" => "jessicaraianne2511@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35804
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1322
    "inscrito_id" => 927
    "titulo" => "ANÁLISE DE CONCEPÇÕES DA ÁLGEBRA COM ALUNOS DO 9º ANO"
    "resumo" => "Este trabalho foi desenvolvido através de estudos realizados na disciplina de Metodologia do Ensino da Matemática II no curso de Matemática-Licenciatura pela Universidade Federal de Pernambuco - Campus Agreste (UFPE-CAA), com intuito de analisar o conhecimento dos alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma Escola Municipal do Campo do Município de Surubim - PE nos conteúdos que envolvem a Álgebra, através da aplicação de um questionário, que cada quesito foi classificado de acordo com as concepções de Usiskin(1995) e analisado com base em Pessoa (2009) e  continha 4 questões,  algumas no modelo tradicional e outras contextualizada, onde foram distribuídas da seguinte forma: uma questão de Aritmética Generalizada, uma de meio de resolver certos problemas, uma de Estudo das relações e uma de Estrutura.  O trabalho foi dividido em duas etapas: aplicação do questionário e análise dos resultados obtidos através da aplicação. Posteriormente foi feito uma análise quantitativa e qualitativa identificando as concepções utilizadas para a resolução de cada quesito. Na coleta dos dados, notou-se a dificuldade dos alunos tanto nas questões contextualizadas como nas tradicionais  em traduzir situações escritas para linguagem algébrica e também em escrever a representação de um contexto em expressões algébricas, logo perceber-se  que os alunos não tiveram o contato ideal com as quatro concepções da álgebra desde os anos iniciais. Diante disso, vemos a necessidade de iniciar-se a introduz álgebra desde as séries iniciais, dessa forma os alunos estarão mais familiarizados com o conteúdo, o que irá facilitar na compreensão do mesmo nas series posteriores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ÁLGEBRA, ENSINO, METODOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID927_10092017120658.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA RAIANNE  DE LIMA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA  RAIANNE"
    "autor_email" => "jessicaraianne2511@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido através de estudos realizados na disciplina de Metodologia do Ensino da Matemática II no curso de Matemática-Licenciatura pela Universidade Federal de Pernambuco - Campus Agreste (UFPE-CAA), com intuito de analisar o conhecimento dos alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma Escola Municipal do Campo do Município de Surubim - PE nos conteúdos que envolvem a Álgebra, através da aplicação de um questionário, que cada quesito foi classificado de acordo com as concepções de Usiskin(1995) e analisado com base em Pessoa (2009) e continha 4 questões, algumas no modelo tradicional e outras contextualizada, onde foram distribuídas da seguinte forma: uma questão de Aritmética Generalizada, uma de meio de resolver certos problemas, uma de Estudo das relações e uma de Estrutura. O trabalho foi dividido em duas etapas: aplicação do questionário e análise dos resultados obtidos através da aplicação. Posteriormente foi feito uma análise quantitativa e qualitativa identificando as concepções utilizadas para a resolução de cada quesito. Na coleta dos dados, notou-se a dificuldade dos alunos tanto nas questões contextualizadas como nas tradicionais em traduzir situações escritas para linguagem algébrica e também em escrever a representação de um contexto em expressões algébricas, logo perceber-se que os alunos não tiveram o contato ideal com as quatro concepções da álgebra desde os anos iniciais. Diante disso, vemos a necessidade de iniciar-se a introduz álgebra desde as séries iniciais, dessa forma os alunos estarão mais familiarizados com o conteúdo, o que irá facilitar na compreensão do mesmo nas series posteriores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.