Este trabalho foi desenvolvido através de estudos realizados na disciplina de Metodologia do Ensino da Matemática II no curso de Matemática-Licenciatura pela Universidade Federal de Pernambuco - Campus Agreste (UFPE-CAA), com intuito de analisar o conhecimento dos alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma Escola Municipal do Campo do Município de Surubim - PE nos conteúdos que envolvem a Álgebra, através da aplicação de um questionário, que cada quesito foi classificado de acordo com as concepções de Usiskin(1995) e analisado com base em Pessoa (2009) e continha 4 questões, algumas no modelo tradicional e outras contextualizada, onde foram distribuídas da seguinte forma: uma questão de Aritmética Generalizada, uma de meio de resolver certos problemas, uma de Estudo das relações e uma de Estrutura. O trabalho foi dividido em duas etapas: aplicação do questionário e análise dos resultados obtidos através da aplicação. Posteriormente foi feito uma análise quantitativa e qualitativa identificando as concepções utilizadas para a resolução de cada quesito. Na coleta dos dados, notou-se a dificuldade dos alunos tanto nas questões contextualizadas como nas tradicionais em traduzir situações escritas para linguagem algébrica e também em escrever a representação de um contexto em expressões algébricas, logo perceber-se que os alunos não tiveram o contato ideal com as quatro concepções da álgebra desde os anos iniciais. Diante disso, vemos a necessidade de iniciar-se a introduz álgebra desde as séries iniciais, dessa forma os alunos estarão mais familiarizados com o conteúdo, o que irá facilitar na compreensão do mesmo nas series posteriores.