Na qualidade de bolsistas do Programa de Incentivo em Iniciação à Docência - PIBID - tivemos como atividade pedagógica desenvolver um projeto numa escola estadual em que atuamos, na cidade de João Pessoa. Esse projeto teve culminância na feira de ciências da Escola Estadual Olivina Olívia Carneiro da Cunha, em João Pessoa, Paraíba.
Nosso objetivo foi abordar com os alunos do ensino médio uma breve explicação sobre epidemias ao longo da história, com ênfase na epidemia da Peste Negra nos séculos XIV e XV, realizando uma exposição artístico-cultural de relatos, imagens e músicas alusivas à percepção que diferentes classes sociais tiveram e têm sobre a Peste Negra (Bubônica) e outras epidemias. Além disso, foi elaborada uma peça teatral lúdica em que os alunos interpretaram e encenaram os comportamentos coletivos em tempos de proliferação da Peste Negra.
Desse modo, trabalhamos a interdisciplinaridade com a literatura através do conto "a máscara da morte vermelha" do escritor Edgar Allan Poe. Além de uma peça teatral já citada.
Com isso, se proporcionou aos alunos a apropriação do conhecimento produzido pela humanidade ao longo das gerações anteriores. E nosso trabalho contribuiu para a promoção do saber crítico e da conscientização dos alunos diante dos motivos da existência desses fenômenos e dos meios de prevenção de doenças.
Essa experiência também possibilitou um aprendizado cultural por parte dos alunos para além do que é convencional no ambiente escolar cotidiano.
Dessa maneira, contribuímos para a construção de uma melhor relação de ensino-aprendizagem na escola, que corroborou para refletirmos acerca de novas abordagens relacionadas à práticas de ensino que prezem pela participação ativa do aluno.