O artigo visa apresentar uma pesquisa realizada em dois bairros do município de Codó-
Ma, bairro São Francisco e São Raimundo, sobre a situação dos acervos das escolas públicas do
município, se as escolas realmente possuem os dicionários do programa PNLD-Dicionários, que são
avaliados e distribuídos por séries, para escolas públicas no Brasil. Este trabalho é parte das pesquisas
e dos resultados do Grupo de Investigações do Ensino de Língua Portuguesa – GIELP, projeto de
pesquisa do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, campus VII, Codó. A pesquisa
se deu por meio de visitas às escolas dos bairros, assim como por meio de conversas com as
professoras, diretores. O trabalho está baseado em autores que abordem a temática do ensino de
língua portuguesa e do dicionário escolar, como Krieger (2012), Serra (2016), Silva; Brandão e Serra
(2016), Ferreira; Bonfim e Serra (2016), Rangel (2011), Brasil (2012), Brangel (2013). Cumpre notar
que a inclusão dos dicionários escolares no Programa Nacional do Livro Didático - PNLD, em 2001,
trouxe uma visibilidade às discussões que defendem o uso do dicionário em sala de aula, tanto de
língua materna como estrangeira. Dessa forma, com esse acréscimo do dicionário ao programa de
distribuição de livros didáticos, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) reconhece o valor
pedagógico do dicionário e que esse deve ser utilizado pelo professor como recurso, principalmente
nas aulas de língua portuguesa, mas, não só nelas, para que os alunos possam ter uma ferramenta para
elaborar textos coerentes e terem menor dificuldade com a leitura e com a escrita, promovendo
atividades em sala de aula que visem o enriquecimento do vocabulário. A pesquisa mostra que,
dentre as sete escolas pesquisadas, apenas três possuem bibliotecas, dentre essas escolas que tem
biblioteca, uma não possui nenhum tipo de dicionário; por outro lado, quatro das escolas pesquisadas
não possuem bibliotecas, mas, todas as quatros possuem algum dicionário, muito embora, alguns
sejam inadequados para as primeiras séries do ensino fundamental, de acordo com os critérios
elencados pelo MEC