O ensino de leitura e escrita, embora pareça uma tarefa muito simples, traz consigo uma complexidade bastante relevante no que concerne ao desafio do processo de ensino e aprendizagem da língua, que tem suas especificidades e por isso, precisa ocorre a partir de práticas que auxiliem o desenvolvimento de fluência leitora, bem como dos níveis de Psicogênese da Língua Escrita, este último saber se divide em etapas que, perpassados até o estágio alfabético, garantirão à criança, o seu acesso a escrita de maneira satisfatória, restando apenas, a ampliação das aprendizagens referentes aos saberes ortográficos, as quais lhe acompanharão ainda por muitos anos. É importante ressaltar, ainda, a importância do papel do professor alfabetizador, no sentido de pensar sua prática docente na necessidade de perceber de maneira significativa o que e como ensinar a criança para garantir sua aquisição ao Sistema de Escrita Alfabética. Este estudo teve como objetivo analisar como ocorre o ensino de apropriação do Sistema de Escrita Alfabética nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma sala de aula de terceiro ano do Ensino Fundamental, a partir das metodologias que têm sido realizadas em sala de aula, mais especificamente, caracterizar a prática da docente investigada e identificar sua concepção no que concerne ao ensino de práticas envolvendo a apropriação do SEA. Foi possível constatar, portanto, que a docente investigada por nós desenvolve em sala atividades profícuas para o desenvolvimento dos pequenos aprendizes contemplando momentos que ampliam as habilidades referentes a sua apropriação do SEA, embora não o faça de maneira sistematizada, dificultando assim, o desenvolvimento eficaz dos pequenos aprendizes.