Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA, LEITURA, ENSINO, APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 15 – Ensino de línguas
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37677
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4301
    "inscrito_id" => 7630
    "titulo" => "O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O ensino de leitura e escrita, embora pareça uma tarefa muito simples, traz consigo uma complexidade bastante relevante no que concerne ao desafio do processo de ensino e aprendizagem da língua, que tem suas especificidades e por isso, precisa ocorre a partir de práticas que auxiliem o desenvolvimento de fluência leitora, bem como dos níveis de Psicogênese da Língua Escrita, este último saber se divide em etapas que, perpassados até o estágio alfabético, garantirão à criança, o seu acesso a escrita de maneira satisfatória, restando apenas, a ampliação das aprendizagens referentes aos saberes ortográficos, as quais lhe acompanharão ainda por muitos anos. É importante ressaltar, ainda, a importância do papel do professor alfabetizador, no sentido de pensar sua prática docente na necessidade de perceber de maneira significativa o que e como ensinar a criança para garantir sua aquisição ao Sistema de Escrita Alfabética. Este estudo teve como objetivo analisar como ocorre o ensino de apropriação do Sistema de Escrita Alfabética nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma sala de aula de terceiro ano do Ensino Fundamental, a partir das metodologias que têm sido realizadas em sala de aula, mais especificamente, caracterizar a prática da docente investigada e identificar sua concepção no que concerne ao ensino de práticas envolvendo a apropriação do SEA. Foi possível constatar, portanto, que a docente investigada por nós desenvolve em sala atividades profícuas para o desenvolvimento dos pequenos aprendizes contemplando momentos que ampliam as habilidades referentes a sua apropriação do SEA, embora não o faça de maneira sistematizada, dificultando assim, o desenvolvimento eficaz dos pequenos aprendizes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA, LEITURA, ENSINO, APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID7630_16102017202423.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE RAFAELA LIMA E SILVA BRAGA"
    "autor_nome_curto" => "SILVA"
    "autor_email" => "alyne_rafaella@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37677
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4301
    "inscrito_id" => 7630
    "titulo" => "O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O ensino de leitura e escrita, embora pareça uma tarefa muito simples, traz consigo uma complexidade bastante relevante no que concerne ao desafio do processo de ensino e aprendizagem da língua, que tem suas especificidades e por isso, precisa ocorre a partir de práticas que auxiliem o desenvolvimento de fluência leitora, bem como dos níveis de Psicogênese da Língua Escrita, este último saber se divide em etapas que, perpassados até o estágio alfabético, garantirão à criança, o seu acesso a escrita de maneira satisfatória, restando apenas, a ampliação das aprendizagens referentes aos saberes ortográficos, as quais lhe acompanharão ainda por muitos anos. É importante ressaltar, ainda, a importância do papel do professor alfabetizador, no sentido de pensar sua prática docente na necessidade de perceber de maneira significativa o que e como ensinar a criança para garantir sua aquisição ao Sistema de Escrita Alfabética. Este estudo teve como objetivo analisar como ocorre o ensino de apropriação do Sistema de Escrita Alfabética nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma sala de aula de terceiro ano do Ensino Fundamental, a partir das metodologias que têm sido realizadas em sala de aula, mais especificamente, caracterizar a prática da docente investigada e identificar sua concepção no que concerne ao ensino de práticas envolvendo a apropriação do SEA. Foi possível constatar, portanto, que a docente investigada por nós desenvolve em sala atividades profícuas para o desenvolvimento dos pequenos aprendizes contemplando momentos que ampliam as habilidades referentes a sua apropriação do SEA, embora não o faça de maneira sistematizada, dificultando assim, o desenvolvimento eficaz dos pequenos aprendizes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA, LEITURA, ENSINO, APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID7630_16102017202423.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE RAFAELA LIMA E SILVA BRAGA"
    "autor_nome_curto" => "SILVA"
    "autor_email" => "alyne_rafaella@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O ensino de leitura e escrita, embora pareça uma tarefa muito simples, traz consigo uma complexidade bastante relevante no que concerne ao desafio do processo de ensino e aprendizagem da língua, que tem suas especificidades e por isso, precisa ocorre a partir de práticas que auxiliem o desenvolvimento de fluência leitora, bem como dos níveis de Psicogênese da Língua Escrita, este último saber se divide em etapas que, perpassados até o estágio alfabético, garantirão à criança, o seu acesso a escrita de maneira satisfatória, restando apenas, a ampliação das aprendizagens referentes aos saberes ortográficos, as quais lhe acompanharão ainda por muitos anos. É importante ressaltar, ainda, a importância do papel do professor alfabetizador, no sentido de pensar sua prática docente na necessidade de perceber de maneira significativa o que e como ensinar a criança para garantir sua aquisição ao Sistema de Escrita Alfabética. Este estudo teve como objetivo analisar como ocorre o ensino de apropriação do Sistema de Escrita Alfabética nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma sala de aula de terceiro ano do Ensino Fundamental, a partir das metodologias que têm sido realizadas em sala de aula, mais especificamente, caracterizar a prática da docente investigada e identificar sua concepção no que concerne ao ensino de práticas envolvendo a apropriação do SEA. Foi possível constatar, portanto, que a docente investigada por nós desenvolve em sala atividades profícuas para o desenvolvimento dos pequenos aprendizes contemplando momentos que ampliam as habilidades referentes a sua apropriação do SEA, embora não o faça de maneira sistematizada, dificultando assim, o desenvolvimento eficaz dos pequenos aprendizes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.