Resumo: Objetivamos apresentar algumas percepções e temáticas que emergiram do levantamento inicial realizado na pesquisa intitulada “Que educação para que país: uma análise das políticas educacionais sob o olhar da escola” (2015). A referida pesquisa está em andamento e é desenvolvida pelo Grupo de Estudo Sistema de Ensino – GESE; grupo esse que integra o Núcleo de Estudos do Conhecimento e da Educação – NESCE – da Faculdade Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora e do qual somos pesquisadoras. Desenvolvendo pesquisas desde o ano de 1999, o GESE realiza estudos de temas correlatos ao Sistema de Educação, com trabalhos voltados para a autonomia municipal, a criação de sistemas municipais de ensino, além de investigações pautadas nas escolas brasileiras e sua identidade nacional. Tais investigações levaram o grupo a debater questões relativas à construção de um Sistema Nacional de Educação no Brasil, tratando das relações que se estabelecem entre os poderes central e local, o que evidencia a dificuldade de se definir um projeto nacional dadas as diferenças regionais e sociais, historicamente, construídas, além da dificuldade de constituição de uma sociedade democrática e da inserção do país num contexto de nações de um mundo globalizado. No caso da pesquisa em tela, objetivamos identificar as possíveis políticas públicas educacionais presentes nos contextos escolares, procurando compreender como influenciam as práticas docentes e gestoras dos profissionais da rede pública de Juiz de Fora, Minas Gerais. Fazemos isso, à luz dos referenciais teórico-metodológicos do ciclo de políticas públicas (BALL e BOWE, 1992). Os resultados preliminares da pesquisa, oriundos da aplicação de questionário piloto a 40 profissionais da educação pública, do munício de Juiz de Fora – MG – permitiram localizar as temáticas: “avaliação externa” e “qualidade da educação” como assuntos presentes no cotidiano escolar dos sujeitos investigados. Além disso, apontou a relevância da reunião pedagógica como locus onde se estabelecem as principais interlocuções e circularidade dos temas.