O conhecimento de Ficologia é de bastante importância para os educandos, principalmente de ensino médio, pois as algas são organismos que possuem uma considerável importância para a manutenção do ciclo de vida do planeta. Com isso, o ensino prático neste conteúdo é relevante, pois através deste os alunos são estimulados e assim alcançam um maior aprendizado. O presente trabalho consiste na aplicação de uma aula prática sobre algas com 21 alunos da 2ª série do Ensino médio do Colégio Estadual Senador Chagas Rodrigues, na cidade de Parnaíba- Piauí. Este teve como objetivo demonstrar, através de questionários aplicados a turma antes e depois da aula prática, a importância desta para o aprendizado do aluno. Este trabalho é dividido em cinco etapas, sendo estas, pré-questionário, aula teórica, coleta de algas, confecção de exsicatas e pós-questionário. Os alunos foram levados a Praia do Coqueiro, localizada no Município de Luís Correia, próximo a cidade de Parnaíba para vivenciar um contato direto com as algas. Neste momento, os alunos coletaram o material ficológico para a confecção de exsicatas onde, no laboratório da escola os educandos tiveram o primeiro contato com um trabalho desta natureza, assim enriquecendo seu aprendizado. Os resultados do pré-questionário demonstraram pouco domínio do assunto pelos alunos. No entanto, o questionário após a coleta e confecção das exsicatas apresentou uma melhoria no domínio deste conteúdo. Ressaltando que no pré-questionário apenas três alunos conseguiram o maior percentual de acertos que foi 55% e no pós-questionário seis conseguiram o maior percentual que foi 100%. Os estudantes apresentaram envolvimento e dedicação nas aulas práticas, demonstrando que elas estimulam o aluno na buscar do conhecimento. Portanto, é uma ferramenta crucial no processo de ensino-aprendizagem.