A capoeira manifesta-se como jogo, como luta e como dança, sem assumir efetivamente nenhuma destas características isoladamente. Entretanto, traz importantes características que precisam ser bem exploradas para trabalhar de um modo integrativo, e facilitar uma aprendizagem significativa do aprendente, proposta por Ausubel. O foco principal de suas pesquisas foi a aprendizagem escolar, por esse motivo, acreditamos que as suas idéias sobre aprendizagem podem contribuir para melhorar o processo de ensino–aprendizagem, Ausubel propõe, portanto, uma teoria que enfatiza a aprendizagem que ocorre na escola. Aspectos éticos, culturais, sociais e psicomotores podem ser trabalhados, além da transdisciplinaridade que o tema capoeira traz como recurso para facilitar o aprendizado de outras disciplinas. O presente artigo tem por objetivo desenvolver um método de ensino voltado para educadores sociais de capoeira e discutir a roda de capoeira como possibilidade efetiva de construção de conhecimento do currículo. Utilizamos o instrumento estruturado da Psicopedagogia Institucional Matriz Diagnóstica, entrevistas semiestruturadas de um educador social e capacitação deste para desenvolver um método de ensino mais integrativo. Em seguida avaliamos subjetivamente, através de observações do estímulo cognitivo e do desempenho das crianças antes e após a capacitação do educador social. Levantamos e tratamos da importância da capoeira como meio de inclusão social, desenvolvimento da cidadania, e como tema de transdisciplinaridade para trabalhar outras disciplinas e letramento no Ensino Infantil. A capoeira pode ser interpretada de diversas maneiras podendo adquirir formas e valores variados podendo possibilitar a interação social através de sua pratica, da convivência com o grupo, através do ritual da roda e do jogo de capoeira. Os resultados indicam que este método de ensino foi benéfico para conduzir uma aprendizagem significativa.