EXPERIÊNCIA PIBID: VISÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM PARTICIPAÇÃO DA FEIRA DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA EM MOSSORÓ/RN
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A investigação científica não ocorre apenas na sala de aula, mas sim em casa, na rua, em contato com a natureza, todos esses locais são fontes de informação que podem incentivar os alunos a terem um pensamento crítico e estimular a procurar respostas para essas indagações e chegarem a suas próprias conclusões (BACHELARD, 2007).\r\n ◀A construção do pensamento científico no ensino de Biologia na educação básica ajudam os alunos a desenvolverem saberes que são constantemente criados por diver ▶ A feira de ciências é uma tarefa que exige muita dedicação dos alunos, pois são eles os responsáveis em executar todo o projeto exigindo muitas horas de estudo para que todas as etapas de sua construção sejam concluídas. Seu processo investigativo busca encontrar informações, reunindo dados e os interpretando para que sejam tabulados e apresentados durante a amostra da feira, pois se empenham em buscar soluções para os problemas que surgem nas suas pesquisas se empenhando em resolvê-las (MEC, 2006).\r\n ◀A feira de ciências é uma tarefa que exige muita dedicação dos alunos, pois são eles os responsáveis em executar todo o projeto exigindo muitas horas de estudo ▶ O primeiro passo para a elaboração de um projeto é levantar questionamentos que podem ser criados através de observações de seu dia-a-dia. Esse pensamento pode ser feito individual ou em grupo, com o objetivo de criar uma tempestade de ideias, na qual a proposta deverá ser analisada e aproveitada para ser usada como ideia inicial para o projeto (AZEVEDO, 2008).\r\n ◀O primeiro passo para a elaboração de um projeto é levantar questionamentos que podem ser criados através de observações de seu dia-a-dia. Esse pensamento pode ▶ Este trabalho teve como objetivo, ajudar alunos em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Mossoró, em seu projeto da feira de ciências os auxiliando desde a escolha do tema, organização e execução de seu trabalho até a apresentação na amostra da instituição.O acompanhamento durante a realização da feira de ciências proporcionou aos alunos de graduação em ciências biológicas uma nova visão a respeito da metodologia científica, pois eles ficaram realmente envolvidos com os projetos dos alunos de ensino médio, os auxiliando e buscando novas ferramentas que pudessem ajudá-los em suas buscas por respostas.\r\n ◀Este trabalho teve como objetivo, ajudar alunos em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Mossoró, em seu projeto da feira de ciências os auxiliando ▶ Durante a realização da feira de ciências foram explorados vários conhecimentos, entre eles a organização, planejamento e avaliação dos projetos científicos. Diante dos resultados relatados, os alunos do PIBID tiveram um grande interesse no seu projeto e os consideram de grande importância para a sua vida acadêmica, os incentivando a ter um pensamento científico para as possíveis indagações formadas durante suas pesquisas. ◀Durante a realização da feira de ciências foram explorados vários conhecimentos, entre eles a organização, planejamento e avaliação dos projetos científicos. 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