A construção do pensamento científico no ensino de Biologia na educação básica ajudam os alunos a desenvolverem saberes que são constantemente criados por diversos sujeitos, entre eles à própria sociedade. A investigação científica não ocorre apenas na sala de aula, mas sim em casa, na rua, em contato com a natureza, todos esses locais são fontes de informação que podem incentivar os alunos a terem um pensamento crítico e estimular a procurar respostas para essas indagações e chegarem a suas próprias conclusões (BACHELARD, 2007).
A feira de ciências é uma tarefa que exige muita dedicação dos alunos, pois são eles os responsáveis em executar todo o projeto exigindo muitas horas de estudo para que todas as etapas de sua construção sejam concluídas. Seu processo investigativo busca encontrar informações, reunindo dados e os interpretando para que sejam tabulados e apresentados durante a amostra da feira, pois se empenham em buscar soluções para os problemas que surgem nas suas pesquisas se empenhando em resolvê-las (MEC, 2006).
O primeiro passo para a elaboração de um projeto é levantar questionamentos que podem ser criados através de observações de seu dia-a-dia. Esse pensamento pode ser feito individual ou em grupo, com o objetivo de criar uma tempestade de ideias, na qual a proposta deverá ser analisada e aproveitada para ser usada como ideia inicial para o projeto (AZEVEDO, 2008).
Este trabalho teve como objetivo, ajudar alunos em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Mossoró, em seu projeto da feira de ciências os auxiliando desde a escolha do tema, organização e execução de seu trabalho até a apresentação na amostra da instituição.O acompanhamento durante a realização da feira de ciências proporcionou aos alunos de graduação em ciências biológicas uma nova visão a respeito da metodologia científica, pois eles ficaram realmente envolvidos com os projetos dos alunos de ensino médio, os auxiliando e buscando novas ferramentas que pudessem ajudá-los em suas buscas por respostas.
Durante a realização da feira de ciências foram explorados vários conhecimentos, entre eles a organização, planejamento e avaliação dos projetos científicos. Diante dos resultados relatados, os alunos do PIBID tiveram um grande interesse no seu projeto e os consideram de grande importância para a sua vida acadêmica, os incentivando a ter um pensamento científico para as possíveis indagações formadas durante suas pesquisas.