Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HERBÁRIO ESCOLAR DIGITAL: PARA CONHECER O MUNDO DAS PLANTAS NA ESCOLA DO CAMPO

Palavra-chaves: ENSINO DE BOTÂNICA, EDUCAÇÃO NO CAMPO, HERBÁRIO ESCOLAR Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37116
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1711
    "inscrito_id" => 7531
    "titulo" => "HERBÁRIO ESCOLAR DIGITAL: PARA CONHECER O MUNDO DAS PLANTAS NA ESCOLA DO CAMPO"
    "resumo" => "Muitas vezes os assuntos de botânica são tidos como assuntos de difícil entendimento e que exigem memorização. Partindo dessa problemática, fazem-se necessárias atividades e metodologias que dinamizem este tipo de ensino, principalmente quando se trata de educação do campo, em um contexto que os alunos têm contato diariamente com plantas e animais, tanto na escola quando em suas comunidades. O presente trabalho é uma proposta pedagógica para o ensino de botânica, e visar investigar as potencialidades de um herbário escolar digital para essa modalidade de ensino. Herbários Escolares Digitais são coleções didáticas representando a flora local próxima aos estudantes e ou a escola, disponíveis para acesso online. Para realizar este tipo de investigação foi construído junto com os alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma Escola Família Agrícola localizada na cidade de Valente (EFA de Valente) um herbário escolar digital, desenvolvido em cinco encontros onde foi realizando diagnostico dos conhecimentos dos estudantes a cerca das plantas da escola, coletas de material botânico sendo utilizadas algumas técnicas de coleta, montagem das exsicatas, e questionamentos a cerca destas mesmas plantas, assim também como a criação de um blog para divulgação do herbário desenvolvido. Realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo pesquisa-ação, na qual utilizamos gravadores e caderno de campo para registar os encontros assim também como tomamos a produção do herbário escolar digital e o discurso dos estudantes envolvidos na pesquisa como principais elementos de análise. A realização desta pesquisa permitiu observar a produção do herbário escolar digital como uma importante atividade motivadora para o aprendizado dos conteúdos de botânica no ensino fundamental. Tendo em vista que o trabalho de campo e produção das exsicatas permitiu discutir a morfologia das plantas, assim também como dos nomes científicos, de uma forma diferenciada, desvinculada do livro didático e dos conceitos de difícil compreensão, muitas vezes pertinente no ensino de botânica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BOTÂNICA, EDUCAÇÃO NO CAMPO, HERBÁRIO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID7531_11092017093823.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ FLORÊNCIO CERQUEIRA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ FLORÊNCIO"
    "autor_email" => "jfcobio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37116
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1711
    "inscrito_id" => 7531
    "titulo" => "HERBÁRIO ESCOLAR DIGITAL: PARA CONHECER O MUNDO DAS PLANTAS NA ESCOLA DO CAMPO"
    "resumo" => "Muitas vezes os assuntos de botânica são tidos como assuntos de difícil entendimento e que exigem memorização. Partindo dessa problemática, fazem-se necessárias atividades e metodologias que dinamizem este tipo de ensino, principalmente quando se trata de educação do campo, em um contexto que os alunos têm contato diariamente com plantas e animais, tanto na escola quando em suas comunidades. O presente trabalho é uma proposta pedagógica para o ensino de botânica, e visar investigar as potencialidades de um herbário escolar digital para essa modalidade de ensino. Herbários Escolares Digitais são coleções didáticas representando a flora local próxima aos estudantes e ou a escola, disponíveis para acesso online. Para realizar este tipo de investigação foi construído junto com os alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma Escola Família Agrícola localizada na cidade de Valente (EFA de Valente) um herbário escolar digital, desenvolvido em cinco encontros onde foi realizando diagnostico dos conhecimentos dos estudantes a cerca das plantas da escola, coletas de material botânico sendo utilizadas algumas técnicas de coleta, montagem das exsicatas, e questionamentos a cerca destas mesmas plantas, assim também como a criação de um blog para divulgação do herbário desenvolvido. Realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo pesquisa-ação, na qual utilizamos gravadores e caderno de campo para registar os encontros assim também como tomamos a produção do herbário escolar digital e o discurso dos estudantes envolvidos na pesquisa como principais elementos de análise. A realização desta pesquisa permitiu observar a produção do herbário escolar digital como uma importante atividade motivadora para o aprendizado dos conteúdos de botânica no ensino fundamental. Tendo em vista que o trabalho de campo e produção das exsicatas permitiu discutir a morfologia das plantas, assim também como dos nomes científicos, de uma forma diferenciada, desvinculada do livro didático e dos conceitos de difícil compreensão, muitas vezes pertinente no ensino de botânica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BOTÂNICA, EDUCAÇÃO NO CAMPO, HERBÁRIO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID7531_11092017093823.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ FLORÊNCIO CERQUEIRA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ FLORÊNCIO"
    "autor_email" => "jfcobio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Muitas vezes os assuntos de botânica são tidos como assuntos de difícil entendimento e que exigem memorização. Partindo dessa problemática, fazem-se necessárias atividades e metodologias que dinamizem este tipo de ensino, principalmente quando se trata de educação do campo, em um contexto que os alunos têm contato diariamente com plantas e animais, tanto na escola quando em suas comunidades. O presente trabalho é uma proposta pedagógica para o ensino de botânica, e visar investigar as potencialidades de um herbário escolar digital para essa modalidade de ensino. Herbários Escolares Digitais são coleções didáticas representando a flora local próxima aos estudantes e ou a escola, disponíveis para acesso online. Para realizar este tipo de investigação foi construído junto com os alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma Escola Família Agrícola localizada na cidade de Valente (EFA de Valente) um herbário escolar digital, desenvolvido em cinco encontros onde foi realizando diagnostico dos conhecimentos dos estudantes a cerca das plantas da escola, coletas de material botânico sendo utilizadas algumas técnicas de coleta, montagem das exsicatas, e questionamentos a cerca destas mesmas plantas, assim também como a criação de um blog para divulgação do herbário desenvolvido. Realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo pesquisa-ação, na qual utilizamos gravadores e caderno de campo para registar os encontros assim também como tomamos a produção do herbário escolar digital e o discurso dos estudantes envolvidos na pesquisa como principais elementos de análise. A realização desta pesquisa permitiu observar a produção do herbário escolar digital como uma importante atividade motivadora para o aprendizado dos conteúdos de botânica no ensino fundamental. Tendo em vista que o trabalho de campo e produção das exsicatas permitiu discutir a morfologia das plantas, assim também como dos nomes científicos, de uma forma diferenciada, desvinculada do livro didático e dos conceitos de difícil compreensão, muitas vezes pertinente no ensino de botânica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.