NETO, Wilson Ouriques De Macedo. O “jogo” do gênero nas aulas de educação física. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/38016>. Acesso em: 23/12/2024 04:51
Este estudo surge diante da necessidade de questionar como os/as professores/as de Educação Física percebem as relações de gênero em suas aulas, buscando analisar como a formação acadêmica e as experiências pessoais influenciam em suas práticas pedagógicas. Para a elaboração deste trabalho a pesquisa foi realizada em uma escola da rede estadual de ensino, situada em João Pessoa. A metodologia adotada é de cunho qualitativo, utilizando-se da técnica de observações indiretas e conversas informais para coletar os dados. O trabalho traz contribuições teóricas de: Louro (2000), Goellner (2001) entre outros estudiosos que pesquisam o gênero na Educação Física. Percebemos que a formação acadêmica pouco privilegia a temática e que muito do que se é transmitido pelos/as professores/as sofre muita influência das suas experiências pessoais, resumindo o processo educativo – referente ao gênero – a simples transmissão de significados socialmente construídos.