Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROTAGONISMO ESTUDANTIL E A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA: EXPERIÊNCIAS DE JOVENS ADOLESCENTES NAS ESCOLAS DO VALE DO AÇO/MG

Palavra-chaves: PROTAGONISMO ESTUDANTIL, PRÁTICAS EDUCATIVAS, CIDADANIA. Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O trabalho apresenta o resultado parcial do projeto de extensão com interface na pesquisa. Contou com a participação de professores e alunos de diferentes cursos do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - Unileste. Desenvolvido durante dois anos em cinco escolas e uma entidade que acolhe de forma provisória jovens em situação de vulnerabilidade social, o projeto se constituiu de oficinas pedagógicas realizadas com adolescentes entre 12 a 17 anos, com o objetivo de contribuir na resolução de desafios e necessidades percebidas e vivenciadas pelos/as jovens. Os assuntos trabalhados estiveram atravessados pelos temas transversais presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs, 1007): Educação em Direitos Humanos; Pluralidade cultural; Educação para as relações étnico-raciais; Enfrentamento à violência; Relações de gênero; Sexualidade. Nas oficinas pedagógicas os/as alunos/as foram desafiados a opinarem e refletirem sobre situações do cotidiano e a se posicionarem dentro dos temas propostos, tendo em vista a relação com suas vivências. De forma específica, a interface com a pesquisa, se realizou através da vinculação de projetos desenvolvidos pelos professores colaboradores que atuaram nesse projeto com as atividades extensionistas realizadas nas escolas. Durante a realização das oficinas foi percebida, uma resistência dos jovens em relação às escolas por considerá-las distante da realidade por eles vivida e não os enxergar como protagonistas de suas histórias. Nesse sentido, não percebiam o papel da escola em seu futuro. Tanto as oficinas pedagógicas como a pesquisa em fase conclusiva também evidenciaram que, em sua grande maioria, eles/as não se percebem protagonistas de suas histórias nos espaços escolares que frequentam, do mesmo modo que as práticas educativas percebidas não têm incentivado o exercício da cidadania no ambiente escolar e, tampouco, o protagonismo estudantil. As experiências vividas nas escolas evidenciaram parecer haver um hiato entre as produções sobre práticas educativas democráticas na realidade escolar e sua realidade cotidiana. Entretanto, é fundamental considerar o atual quadro de desqualificação e desvalorização dos/as professores/as como profissionais e que tem se refletido em suas práticas pedagógicas e suas relações desenvolvidas no interior da escola. A realização do projeto tem mostrado uma triste realidade de descaso e distanciamento entre instituições educativas, educadores e jovens. Muitos também têm sido os obstáculos que se apresentam no ambiente escolar, que passam inclusive pela ausência de recursos e de espaços físicos, além do distanciamento entre os/as docentes das escolas e os responsáveis pelo projeto. A despeito dos desafios, verificou-se que trabalhos em parcerias permanentes nas escolas podem potencializar o processo e contribuir para melhor qualificar a formação dos/as jovens nas escolas, uma vez que olhares externos a ela, muito podem contribuir para auxiliar nessa formação que precisa ser humana e política. Nesse sentido é fundamental maior aproximação com os/as professores/as para que se sintam apoiados em suas práticas pedagógicas/educativas e motivados a investirem permanentemente em sua formação continuada e profissional.

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