PLURALIDADE CULTURAL E A ESCOLA: ESPAÇO DE VIVÊNCIAS NA PRÁTICA DE PROFESSORES/AS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38237 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1478 "inscrito_id" => 5241 "titulo" => "PLURALIDADE CULTURAL E A ESCOLA: ESPAÇO DE VIVÊNCIAS NA PRÁTICA DE PROFESSORES/AS" "resumo" => "A diversidade cultural presente na sociedade tem sido, um dos temas mais discutidos, vivenciado e referenciados em diversos espaços sociais. Presencia-se, a todo momento situações de intolerância sejam elas relacionadas às questões associadas a identidade,gênero, etnia, religiosa,etc. Embora as reações de desagravo e de indignação sejam logo manifestadas, essa realidade demonstra que a sociedade brasileira muito ainda tem a trilhar para que a conscientização quanto ao respeito às diferenças seja incorporada, pelo menos pela maioria da população. Entretanto é preciso reconhecer que embora identificadas por grande parcela da sociedade como práticas nocivas e que devem ser eliminadas, são complexas as questões que envolvem a discussão sobre a diversidade e a pluralidade cultural no Brasil. Tais questões envolvem séculos de valores retrógrados, elitistas, e preconceituosos, impregnados em nossa cultura por várias gerações. São eles os responsáveis pela naturalização e justificativas de atitudes que discriminatórias que hierarquizam as diferenças, transformando-as em vergonhosas situações desigualdades sociais e desrespeito humano. Sem dúvida, a educação é uma das alternativas mais eficientes a ser buscada, uma vez que essa está presente na família desde o nascimento da criança, se estendendo por toda a sua vida. Nesse sentido, a educação escolar exerce também um significativo papel não apenas por ser um importante veículo de reprodução de situações injustas, mas ainda, porque tem o grande potencial de desconstruir preconceitos e injustiças de toda sorte, contribuindo assim, para que mudanças concretas possa ocorrer a médio e longo prazo na sociedade. Sob esse aspecto está a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais ( PCN s), e de forma específica, o caderno que trata da pluralidade cultural nas escolas (1997) Baseado nisso, a pesquisa busca investigar como a diversidade cultural presente na sociedade tem sido apropriado pelas escolas do nível fundamental da Educação Básica, uma vez que a existência dos Parâmetros Curriculares Nacionais e neles, o tema pluralidade cultural, não garantem por si só a sua incorporação no cotidiano escolar. A pesquisa tem por objetivo investigar por meio de análises documentais e da pesquisa empírica, as práticas educativas adotadas pelos docentes em relação a pluralidade cultural no espaço escolar.Para tanto, foi realizado o estudo e a análise das fontes documentais (projeto político pedagógico e planejamento anual dos professores e projetos), como também a aplicação de questionário e a observação direta dos diferentes tempos e espaços existentes no cotidiano das atividades pedagógicas da pesquisada." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "PLURALIDADE CULTURAL, PRÁTICAS EDUCATIVAS, AMBIENTE ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA11_ID5241_10092017194739.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA DE ASSIS LIMA" "autor_nome_curto" => "UNILESTE" "autor_email" => "julianaassis2015@outlook." "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS (UNILESTEMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38237 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1478 "inscrito_id" => 5241 "titulo" => "PLURALIDADE CULTURAL E A ESCOLA: ESPAÇO DE VIVÊNCIAS NA PRÁTICA DE PROFESSORES/AS" "resumo" => "A diversidade cultural presente na sociedade tem sido, um dos temas mais discutidos, vivenciado e referenciados em diversos espaços sociais. Presencia-se, a todo momento situações de intolerância sejam elas relacionadas às questões associadas a identidade,gênero, etnia, religiosa,etc. Embora as reações de desagravo e de indignação sejam logo manifestadas, essa realidade demonstra que a sociedade brasileira muito ainda tem a trilhar para que a conscientização quanto ao respeito às diferenças seja incorporada, pelo menos pela maioria da população. Entretanto é preciso reconhecer que embora identificadas por grande parcela da sociedade como práticas nocivas e que devem ser eliminadas, são complexas as questões que envolvem a discussão sobre a diversidade e a pluralidade cultural no Brasil. Tais questões envolvem séculos de valores retrógrados, elitistas, e preconceituosos, impregnados em nossa cultura por várias gerações. São eles os responsáveis pela naturalização e justificativas de atitudes que discriminatórias que hierarquizam as diferenças, transformando-as em vergonhosas situações desigualdades sociais e desrespeito humano. Sem dúvida, a educação é uma das alternativas mais eficientes a ser buscada, uma vez que essa está presente na família desde o nascimento da criança, se estendendo por toda a sua vida. Nesse sentido, a educação escolar exerce também um significativo papel não apenas por ser um importante veículo de reprodução de situações injustas, mas ainda, porque tem o grande potencial de desconstruir preconceitos e injustiças de toda sorte, contribuindo assim, para que mudanças concretas possa ocorrer a médio e longo prazo na sociedade. Sob esse aspecto está a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais ( PCN s), e de forma específica, o caderno que trata da pluralidade cultural nas escolas (1997) Baseado nisso, a pesquisa busca investigar como a diversidade cultural presente na sociedade tem sido apropriado pelas escolas do nível fundamental da Educação Básica, uma vez que a existência dos Parâmetros Curriculares Nacionais e neles, o tema pluralidade cultural, não garantem por si só a sua incorporação no cotidiano escolar. A pesquisa tem por objetivo investigar por meio de análises documentais e da pesquisa empírica, as práticas educativas adotadas pelos docentes em relação a pluralidade cultural no espaço escolar.Para tanto, foi realizado o estudo e a análise das fontes documentais (projeto político pedagógico e planejamento anual dos professores e projetos), como também a aplicação de questionário e a observação direta dos diferentes tempos e espaços existentes no cotidiano das atividades pedagógicas da pesquisada." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "PLURALIDADE CULTURAL, PRÁTICAS EDUCATIVAS, AMBIENTE ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA11_ID5241_10092017194739.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA DE ASSIS LIMA" "autor_nome_curto" => "UNILESTE" "autor_email" => "julianaassis2015@outlook." "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS (UNILESTEMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }