Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GERADOR DE GRÁFICOS: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ESTUDO DA FUNÇÃO QUADRÁTICA

Palavra-chaves: FUNÇÃO QUADRÁTICA, GERADOR DE GRÁFICO, FUNÇÕES Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37094
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 193
    "inscrito_id" => 3734
    "titulo" => "GERADOR DE GRÁFICOS: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ESTUDO DA FUNÇÃO QUADRÁTICA"
    "resumo" => "Neste trabalho é discutida a importância do software educacional Gerador de Gráficos como ferramentas pedagógicas no estudo da função quadrática, proposta desenvolvida em uma turma composta por 22 estudantes do componente curricular “Matemática” referente ao 1º período do Curso de Licenciatura Plena em Matemática de uma Faculdade Particular da Zona da Mata Norte de do Estado de Pernambuco, durante o 1º semestre de 2017, as  atividades desenvolvidas  durante a pesquisa foram realizadas na  modalidade presencial. Como sustentação da proposta foram aplicados dois questionários com o objetivo de levantamento diagnóstico, que denominamos de 1ª intervenção diagnóstica, na tentativa de determinar o nível de conhecimento prévio dos estudantes envolvidos em relação ao conteúdo a ser proposto, este questionário foi aplicado individualmente. Na sequência foram disponibilizadas no laboratório de informática atividades utilizando o software educacional Gerador de Gráficos versando sobre função quadrática, com o objetivo de familiarizar o estudante com o referido software principalmente desenvolver assimilação com os conceitos que envolvem a função quadrática. Após vivenciarem esse conteúdo através dessa metodologia, foram aplicados os mesmos questionários, agora denominado de 2ª intervenção diagnóstica. Os resultados apresentados apontam que a sistematização de ensino, bem como os procedimentos metodológicos utilizados durante o processo de ensino e aprendizagem, além de propiciar uma maior segurança aos estudantes facilitou a aquisição dos conceitos trabalhados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "FUNÇÃO QUADRÁTICA, GERADOR DE GRÁFICO, FUNÇÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID3734_27062017163726.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "INACIO GILVANDO RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "INACIO RIBEIRO"
    "autor_email" => "inacio.gil@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37094
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 193
    "inscrito_id" => 3734
    "titulo" => "GERADOR DE GRÁFICOS: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ESTUDO DA FUNÇÃO QUADRÁTICA"
    "resumo" => "Neste trabalho é discutida a importância do software educacional Gerador de Gráficos como ferramentas pedagógicas no estudo da função quadrática, proposta desenvolvida em uma turma composta por 22 estudantes do componente curricular “Matemática” referente ao 1º período do Curso de Licenciatura Plena em Matemática de uma Faculdade Particular da Zona da Mata Norte de do Estado de Pernambuco, durante o 1º semestre de 2017, as  atividades desenvolvidas  durante a pesquisa foram realizadas na  modalidade presencial. Como sustentação da proposta foram aplicados dois questionários com o objetivo de levantamento diagnóstico, que denominamos de 1ª intervenção diagnóstica, na tentativa de determinar o nível de conhecimento prévio dos estudantes envolvidos em relação ao conteúdo a ser proposto, este questionário foi aplicado individualmente. Na sequência foram disponibilizadas no laboratório de informática atividades utilizando o software educacional Gerador de Gráficos versando sobre função quadrática, com o objetivo de familiarizar o estudante com o referido software principalmente desenvolver assimilação com os conceitos que envolvem a função quadrática. Após vivenciarem esse conteúdo através dessa metodologia, foram aplicados os mesmos questionários, agora denominado de 2ª intervenção diagnóstica. Os resultados apresentados apontam que a sistematização de ensino, bem como os procedimentos metodológicos utilizados durante o processo de ensino e aprendizagem, além de propiciar uma maior segurança aos estudantes facilitou a aquisição dos conceitos trabalhados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "FUNÇÃO QUADRÁTICA, GERADOR DE GRÁFICO, FUNÇÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID3734_27062017163726.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "INACIO GILVANDO RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "INACIO RIBEIRO"
    "autor_email" => "inacio.gil@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Neste trabalho é discutida a importância do software educacional Gerador de Gráficos como ferramentas pedagógicas no estudo da função quadrática, proposta desenvolvida em uma turma composta por 22 estudantes do componente curricular “Matemática” referente ao 1º período do Curso de Licenciatura Plena em Matemática de uma Faculdade Particular da Zona da Mata Norte de do Estado de Pernambuco, durante o 1º semestre de 2017, as atividades desenvolvidas durante a pesquisa foram realizadas na modalidade presencial. Como sustentação da proposta foram aplicados dois questionários com o objetivo de levantamento diagnóstico, que denominamos de 1ª intervenção diagnóstica, na tentativa de determinar o nível de conhecimento prévio dos estudantes envolvidos em relação ao conteúdo a ser proposto, este questionário foi aplicado individualmente. Na sequência foram disponibilizadas no laboratório de informática atividades utilizando o software educacional Gerador de Gráficos versando sobre função quadrática, com o objetivo de familiarizar o estudante com o referido software principalmente desenvolver assimilação com os conceitos que envolvem a função quadrática. Após vivenciarem esse conteúdo através dessa metodologia, foram aplicados os mesmos questionários, agora denominado de 2ª intervenção diagnóstica. Os resultados apresentados apontam que a sistematização de ensino, bem como os procedimentos metodológicos utilizados durante o processo de ensino e aprendizagem, além de propiciar uma maior segurança aos estudantes facilitou a aquisição dos conceitos trabalhados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.